Estudo conduzido em parceria com a Bendita Imagem destacou a força das marcas no ambiente digital e como as pessoas mais interagem com elas
O TEC Institute, em parceria com a MIT Technology Review Brasil e a Bendita Imagem, agência de Relações Públicas, lançaram nesta segunda-feira (16), o estudo Radar de Influência Digital. A pesquisa analisou quais são as marcas com maior influência digital, segundo os consumidores, destacando os métodos de interação mais utilizados e a frequência com que esses contatos ocorrem.
As cinco empresas mais citadas pelos entrevistados foram: Mercado Livre (1026 pontos), em primeiro lugar. Seguido por Nubank (747), Google (702), Amazon (696) e Netflix (639). Os motivos para essas marcas serem as mais escolhidas foram: conteúdo relevante e atrativo, respostas rápidas e eficientes, comunicação personalizada e variedade de produtos e serviços.
Ao todo, mais de 350 marcas foram citadas e nenhuma atingiu 70% das escolhas, o que segundo o CEO da MIT Technology Review, Andre Miceli, significa que: “O mercado é muito competitivo e existem múltiplas opções relevantes na mente dos consumidores. Esse número expressivo, além de refletir a grande diversidade e fragmentação do mercado digital no Brasil, também indica que os consumidores têm percepções e preferências variadas. Abrangendo desde grandes players reconhecidos nacionalmente até marcas de nicho ou regionais que se destacam em contextos específicos”, analisa o executivo.
A pesquisa também mostrou qual é a forma mais utilizada pelos consumidores para interagirem com as empresas. A mais comum foi “usando os produtos diariamente”; seguida por “comprando os produtos/serviços online”; “através das redes sociais” ficou em terceiro, “visitando o site da marca”, em penúltimo; e “via aplicativo” na última posição. Quanto à frequência de contato com a empresa, a maioria fala “ocasionalmente (1-3 vezes por semana)”. “Raramente (1 vez por semana)” vem na segunda posição. “Muito frequentemente (mais de um dia)” em terceiro; “frequentemente (uma vez ao dia)” em quarto e “nunca”, em último lugar.
“O consumidor brasileiro interage com as marcas de forma ocasional, mas relevante, seja por meio de compras online, uso de aplicativos ou redes sociais. Essa frequência moderada, mas constante, demonstra a importância do digital como um canal de relacionamento direto”, explica Augusto Pigini, Diretor de Operações da Bendita Imagem.
Recorte regional difere do nacional
Olhando o recorte regional, é possível observar que as percepções dos brasileiros diferem de um lugar para o outro. A Amazon, que é a quarta colocada no ranking nacional, aparece em primeiro nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte. No Nordeste e Sul, a liderança é do Mercado Livre.
Outro ponto que difere é a aparição de marcas como Nike (2º), Apple (4º) e iFood (5º) no top 5 da região Centro-Oeste.
Confira as cinco marcas mais citadas nas regiões do Brasil:
Centro Oeste: Amazon (1º), Nike, Nubank, Apple e iFood.
Nordeste: Mercado Livre (1º), Google, Amazon, Nubank e Netflix
Norte: Amazon (1º), Mercado Livre, Google, Nubank e Netflix
Sudeste: Amazon (1º) Mercado Livre, Google, Nubank e Netflix
Sul: Mercado Livre (1º), Nubank, Amazon, Google e Netflix
"Analisando o estudo, percebemos que o mercado digital é altamente fragmentado, competitivo, dinâmico e com diversas marcas disputando a preferência dos consumidores e espaço para inovação e diferenciação em todas as regiões do país”, analisa Miceli, que completa: “Não há uma marca que domine o cenário digital completamente, entretanto, um fator nos chamou atenção. O Mercado Livre mostrou uma força digital consistente, sendo lembrado por consumidores de diferentes regiões e faixas etárias. Isso reflete não apenas sua abrangência, mas também sua relevância no dia a dia dos brasileiros".
Veja aqui outros insights sobre a pesquisa Radar de Influência Digital:
- Lembrança do consumidor não tem a ver com capacidade de inovação
- Destaque consistente
- Liderança em primeira posição
- Força em posições secundárias
- Flexibilidade das marcas
- Estratégias diferenciadas
Marcas que aparecem mais em posições secundárias (como Amazon) podem focar em diferenciais que as tornem lembradas como líderes.
- Contexto de liderança por categoria
Marcas como Nubank e Google, que têm mais força na primeira posição, são vistas como líderes diferenciadas e podem estar ligadas a atributos específicos, como inovação tecnológica (Google) ou proximidade com o consumidor (Nubank).
- Posicionamento competitivo
- Relevância de marcas de nicho
- Oportunidade para novas estratégias
Investir em campanhas de “awareness” que as associem ao topo da mente dos consumidores.
- Metodologia aplicada
O objetivo do levantamento foi compreender os fatores que levam ao destaque digital das marcas, a percepção de inovação e o comportamento de interação dos consumidores. Além disso, os entrevistados justificaram suas escolhas, informaram seus métodos e frequência de interação com as marcas e avaliaram sua percepção de inovação.
Sobre a MIT Technology Review Brasil
Lançada no país em outubro de 2020 com proposta inovadora no cenário editorial brasileiro, a MIT Technology Review é referência no Jornalismo de autoridade em tecnologia. A reputação da MIT Technology Review deriva de seus 124 anos de tradição de relatórios sobre novas tecnologias e do seu relacionamento exclusivo com a principal universidade do mundo em pesquisa e inovação.
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Sobre o TEC Institute
O TEC Institute é o representante exclusivo da MIT Technology Review no Brasil. Com foco em consultoria, pesquisa e treinamento, o instituto oferece soluções inovadoras para o mercado, conectando executivos e empresas com as melhores práticas globais em tecnologia e inovação.
Saiba mais: https://www.tec.institute/mit/
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A Bendita Imagem é uma agência boutique que engloba Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Marketing e Cross Branding. Com 10 anos de mercado, a empresa ajuda na construção e no fortalecimento da imagem, autoridade e reputação de empresas, startups, shoppings, eventos, profissionais liberais, em diversas áreas de atuação. Fazem parte do portfólio da agência clientes como MIT Tech Review Brasil, Betterfly, Grupo GCB,Adobe Experience Cloud, Mutant, Energy Summit, Inova.São e outros..
Com foco na hiper personalização de seu atendimento e alta performance de resultados, a Bendita Imagem desenvolve soluções únicas e sob medida para cada cliente, através de ações estratégicas e assertivas. Isso só é possível por conta do time especializado em Marketing, Jornalismo e Relações Públicas que propõe ações eficientes e que façam sentido para os seus parceiros e stakeholders.
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Fonte e imagem: Bendita Imagem
Meli e NU lideram influência digital, revela pesquisa do TEC Institute e MIT Tech Review
Reviewed by Empresas S/A
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