Com aumento projetado para US$ 56 bilhões até 2029, marcas buscam se proteger em um mercado cada vez mais inflacionado
Que o marketing de influência veio para ficar e se tornar uma das estratégias mais eficazes da publicidade não é mais uma novidade. Não à toa, o investimento neste mercado promete atingir a casa dos US$ 35 bilhões até o fim de 2024 e US$ 56 bilhões até 2029, representando um crescimento de 60% em gastos por parte das marcas, de acordo com a Statista, plataforma alemã especializada em coleta e visualização de dados.
Com influenciadores ocupando um papel cada vez mais fundamental nas estratégias de marketing, as apostas das marcas se tornam maiores e mais arriscadas. Por isso, muitas delas buscam se proteger ao máximo para não acabar se envolvendo em um negócio com creators que não estejam alinhados com os valores e padrões da empresa. De acordo com Fabio Gonçalves, diretor de talentos internacionais da Viral Nation, em um mercado tão dinâmico como o atual, escolher o influencer certo é essencial não apenas para o sucesso de uma campanha, mas também para a proteção da reputação da empresa.
“Mais do que números, as marcas precisam de autenticidade e conexão real com seus públicos. Um influenciador alinhado aos princípios e à visão da empresa ajuda a construir um relacionamento de confiança com os consumidores, reduzindo riscos e ampliando o impacto positivo da campanha. É essa sinergia que transforma parcerias em resultados sólidos e sustentáveis no longo prazo”, explica.
Há mais de uma década no ramo de marketing de influenciadores, o agente ressalta a importância do surgimento de ferramentas brand safety - conjunto de medidas que visam proteger a imagem da marca no mundo virtual: “Nós na Viral Nation, por exemplo, criamos em 2022 o Viral Nation Secure, que foi desenvolvido para atender às necessidades de empresas de médio e grande porte a escolherem influenciadores de forma mais segura e eficiente. Ele é capaz de analisar todo o histórico público dos criadores de conteúdo, com base em critérios de risco ajustados às necessidades de cada marca. Isso torna o processo de seleção mais rápido, seguro e alinhado aos valores da empresa”.
Há alguns meses, o Viral Nation Secure ganhou uma versão 2.0 com algumas melhorias: “O Secure agora conta com ferramentas avançadas que tornam mais rápido e seguro o processo de escolha de influenciadores pelas marcas. Com a ajuda da inteligência artificial, ele analisa não apenas textos, mas também vídeos, imagens, áudios e documentos digitalizados, garantindo uma triagem detalhada e contínua. Além disso, permite personalizar os níveis de tolerância ao risco, ajudando a identificar possíveis problemas, como discurso de ódio ou conteúdos sensíveis, e garantindo que os criadores estejam alinhados aos valores e padrões da empresa”.
“O software também oferece recursos para conectar marcas com influenciadores que tenham maior afinidade e impacto. Ele analisa temas, estilo, classificação etária e até parcerias anteriores dos criadores, criando colaborações mais autênticas. Com suporte multilíngue e detecção de logotipos, o Secure ajuda a identificar influenciadores em mercados internacionais, mantendo a segurança e os valores da marca. Além disso, é capaz de escanear até 15 anos de conteúdo nas principais plataformas e entregar relatórios rápidos e precisos, economizando tempo e reduzindo riscos”, finaliza.
A agência canadense Viral Nation é uma referência global em tecnologia voltada para o universo das redes sociais e criadores de conteúdo. A empresa se destaca por oferecer uma plataforma completa que atende de forma segura e eficiente às necessidades das marcas que querem se destacar nas redes sociais. Suas soluções já receberam prêmios importantes, como o SXSW Innovation Awards 2024, o Martech Breakthrough Awards 2024 e o Merit Awards 2023.
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Fonte: Viral NationImagem de Freepik
Investimento em marketing de influência deve atingir US$ 35 bilhões até o fim de 2024
Reviewed by Empresas S/A
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12:05
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