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6 Tendências para CPOs e líderes de gestão de pessoas até 2025

     

A Heidrick & Struggles destaca habilidades essenciais para líderes emergentes na América Latina

À medida que o cenário da força de trabalho evolui devido aos avanços tecnológicos e mudanças geracionais, o papel do Chief People Officer (CPO) também está se transformando para atender às novas demandas do mercado. A Heidrick & Struggles, uma das principais consultorias de executivos, destaca em seu mais recente relatório que o CPO passou de uma posição secundária para um papel central nos processos de tomada de decisão executiva.

Com base em insights de líderes de todo o mundo, a Heidrick & Struggles identificou as principais forças que moldarão o foco do CPO nos próximos anos: a proeminência da inteligência artificial, a crescente demanda por liderança orientada por propósito entre os trabalhadores mais jovens, a agenda de sustentabilidade, a necessidade de planejamento flexível da força de trabalho e a crescente importância das iniciativas de bem-estar. Além disso, o relatório inclui insights de 30 CPOs latino-americanos para fornecer uma análise aprofundada do mercado regional.

“O novo CPO latino-americano deve ser resiliente, ágil e curioso, capaz de adaptar as tendências globais aos contextos locais para criar um impacto significativo. Até 2025, as tendências indicam uma ênfase maior em diversidade, sustentabilidade e bem-estar. Esses fatores não apenas redefinem a maneira como os líderes de RH operam, mas também posicionam o CPO como um agente chave de transformação dentro das empresas, responsável por alinhar as experiências dos funcionários com as demandas de um mercado cada vez mais competitivo e interconectado”, afirma Guilherme Brandão, líder da prática de Chief Human Resources Officers da Heidrick & Struggles.

A seguir, estão seis recomendações-chave para CPOs emergentes na América Latina:

1. Escolha e não seja escolhido

Um CPO deve lembrar que é o rosto da organização, tanto interna quanto externamente. Para atuar de forma autêntica, o líder deve alinhar-se aos valores da empresa e escolher a organização, em vez de ser escolhido por ela.

2. Desenvolvas relacionamentos com o conselho, CEO e a empresa

O relacionamento mais crítico para um CPO é com o CEO, seguido pelo conselho e outros membros da equipe de liderança. Construir confiança em toda a organização é essencial para estabelecer credibilidade e manter uma comunicação transparente com todos os funcionários – o que também atende à necessidade das gerações mais jovens de uma liderança com propósito.

3. Desenvolva um entendimento profundo do negócio, seus objetivos e suas estratégias

Os novos CPOs devem mergulhar nas operações diárias do negócio, visitando locais, interagindo com os diretores de país e entendendo as necessidades da força de trabalho desde a base. Por outro lado, os líderes também devem alinhar-se às tendências de mercado, como sustentabilidade e bem-estar no trabalho.

4. Apoie todas as estratégias e sugestões com dados

Para ser eficaz, o CPO deve utilizar dados para apoiar as estratégias e demonstrar resultados mensuráveis, reforçando seu valor estratégico na organização. Tecnologias como a inteligência artificial oferecem ferramentas que facilitam a medição do desempenho da empresa.

5. Tenha coragem para tomar decisões difíceis

Os CPOs frequentemente gerenciam informações sensíveis e precisam tomar decisões desafiadoras com orientação limitada. Isso exige coragem e flexibilidade, especialmente quando é necessário lidar com diretrizes conflitantes ou amplificar as preocupações da força de trabalho nas discussões de liderança.

6. Construa redes para ampliar perspectivas e soluções

Estabelecer redes formais e informais com colegas e especialistas externos pode ajudar CPOs de primeira viagem a entender a cultura organizacional, programas e dinâmicas de mercado. Aproveitar essas redes permite que os líderes compartilhem desafios e obtenham insights diversos.

“Relatórios globais nos ajudam a entender e alinhar com o mercado, mas isso não significa que devemos simplesmente seguir benchmarks. Um bom CPO criará benchmarks com base em sua compreensão do cenário e das tendências”, conclui Brandão.

Sobre a Heidrick & Struggles

A Heidrick & Struggles (Nasdaq: HSII) é uma empresa líder em consultoria executiva que fornece soluções inovadoras de liderança, consultoria estratégica e busca de talentos para as principais organizações do mundo. Com mais de 65 anos de experiência, a empresa oferece insights únicos e profundos sobre desafios complexos enfrentados por líderes e organizações, ajudando os clientes a tomar decisões informadas sobre a liderança necessária para prosperar. Para mais informações, visite www.heidrick.com.

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Fonte: Sherlock Communications
Imagem de drobotdean por Freepik
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