Por Cassi Klebis
Este é o momento da verdade! É o momento no qual os empresários devem usar toda sua capacidade técnica, administrativa e financeira para superar a crise. E, para isso, os empresários do Brasil e do mundo estão reavaliando seus conceitos, conhecendo novas técnicas e resgatando ou incorporando valores à seus negócios.
Em um cenário peculiar como a atual situação mundial devido às restrições impostas mercadologicamente, os empresários se veem em uma nova realidade. Faz-se necessário buscar ferramentas que possam auxiliar em um plano de ação de curto prazo visando a sobrevivência do negócio.
É importante ressaltar que muitos negócios estão passando por grandes dificuldades, outros estão fechando, e tem os que estão nascendo. Ou seja, para alguns, a crise foi transformada em uma grande oportunidade de negócio.
A retração econômica é um fato global. A questão é: o que você, empresário, pode fazer para desenvolver sua habilidade de adaptação e sobreviver/crescer neste novo cenário?
Costumo chamar este empreendedor de empresário camaleão. Ou seja, é aquele empresário que enxerga o cenário, se “camufla” diante do perigo e transforma a situação numa oportunidade de sobrevivência.
Para entender um pouco melhor sobre como desenvolver esta habilidade estratégica e aplica-la ao seu negócio, existe um passo a passo que pode auxiliar:
1º Buscar informação mercadológica
É fundamental, que você empresário, busque informação mercadológica e legal para definir o atual cenário do seu negócio. Para tanto, procure informações de legislações federais (como Medidas Provisórias por exemplo), estaduais e municipais (como Decretos por exemplo) para que você possa entender as possibilidades, o que mudou neste período. Analise as oportunidades mercadológicas, o que pode ser agregado ou adaptado no seu negócio para continuar trabalhando (exemplo: muitos restaurantes entraram no sistema de delivery, lojas passaram a efetuar negociações por whatsapp, entre outros). Este é o momento de buscar todas estas informações.
2º Conhecer o negócio e como está sendo afetado
Esta etapa, geralmente, é pouco valorizada pelos empresários, mas é muito importante fazer e refazer isso periodicamente. Neste novo quadro, entender o próprio negócio e como ele está sendo afetado (financeiramente, comercialmente, processualmente, entre outros) é vital para que você consiga fazer o próximo passo. Uma estratégia para aplicar esta etapa é fazer um brainstorming* com a equipe (colaboradores) e enxergar o cenário e seu negócio de outros pontos de vista. Seus colaboradores querem tanto quanto você continuar tendo um trabalho e uma renda.
3º Buscar novas estratégias
Agora que você já tem informações internas e externas sobre seu negócio, está na hora de pensar em estratégias para transformá-lo (é neste momento que o camaleão se “camufla”, ou seja, ele conhece a si mesmo, conhece o ambiente e se adapta). Defina o que fazer, como conseguir recursos para tal e como executar.
4º Adaptar os processos de seu negócio
Você já sabe o que fazer, então volte a seu negócio, analise seus processos (compras, vendas, financeiro, recursos humanos, marketing, entre outros), reestruture-os, adapte-os, simplifique-os.
Do it**! Faça seu negócio se adaptar, adquira a habilidade do camaleão e sobreviva e, até mesmo, expanda seu negócio com as novas oportunidades!
Transforme-se! Inspire-se! Faça! Seja um camaleão!
*brainstorming – técnica de reunião utilizada para captura de ideias e soluções, onde expõe-se o assunto, todos falam (de forma ordenada) o que vem a mente sobre isto, anota-se e depois avalia-se estas informações em busca de soluções e ideias para o negócio.
** Do inglês: Faça!
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Autora: Cassi Klebis é escritora, mentora, criadora do método BE e do programa SeeYourself Academy. É administradora, credenciada do Sebrae, especialista em Gestão Estratégica e Qualidade, e em Gestão Pública, com MBA em Gestão Empresarial e MBA em Gerenciamento de Projetos. Atua como instrutora, docente universitária, palestrante e consultora nas áreas de Gestão da Qualidade, Planejamento Estratégico, Gestão Organizacional, Gestão de Conflitos e Crises, Gestão Financeira, Mapeamento e Otimização de Processos administrativos e produtivos, tanto para organizações públicas, como privadas. Sócia da 3DK Consultoria e Comunicação.
Imagem: Gerd Altmann por Pixabay
Empresário Camaleão
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