Para a especialista em alta performance e psicóloga Fernanda Tochetto, a conexão emocional com clientes se torna uma estratégia de fidelização importante para negócios prosperarem
Em um mundo onde as opções de produtos e serviços são infinitas, encantar o cliente se tornou a nova meta de negócios. Mas, para Fernanda Tochetto, especialista em alta performance e psicóloga, fundadora do grupo Tittanium Partners, transformar clientes em verdadeiros embaixadores de uma marca vai além de uma boa oferta: exige uma mentalidade empreendedora alinhada a autoconfiança, empatia e uma visão estratégica que conecta emocionalmente o cliente à marca.
Fernanda explica que o objetivo do encantamento é criar uma rede de clientes que promovem a marca espontaneamente, como verdadeiros embaixadores. “Quando o cliente sente que foi encantado e valorizado, ele se torna um defensor da marca, indicando-a para amigos, familiares e redes de contatos com entusiasmo”, comenta.
A especialista também ressalta que transformar clientes em embaixadores é um processo contínuo, que depende do comprometimento com o encantamento em todas as etapas do atendimento. “Cada interação é uma oportunidade de encantamento, e cabe ao empreendedor cultivar isso como parte essencial de sua estratégia”.
Confira abaixo as dicas de Fernanda para inspirar experiências de encantamento que fidelizam os clientes, a partir de uma postura empreendedora de conexão e autenticidade.
Conexão emocional como diferencial competitivo
Para a especialista, a chave para o encantamento está em criar uma conexão emocional verdadeira com o cliente, que vá além da compra. “Quando você se conecta com o cliente no nível emocional, ele passa a enxergar a sua marca como parte de sua própria história, e não como uma escolha passageira”, afirma. Fernanda explica que esse vínculo é a essência do encantamento, e que o objetivo de toda marca deveria ser não apenas conquistar o cliente, mas inspirá-lo a se tornar um embaixador fiel e espontâneo.
Mentalidade empreendedora como alicerce
Segundo Fernanda, adotar uma mentalidade empreendedora voltada para o encantamento requer três pilares principais: autoconfiança, empatia e visão estratégica. Esses pilares são fundamentais para cultivar um mindset que inspira conexões genuínas. “Para criar um relacionamento que realmente toca o cliente, o empreendedor precisa primeiro estar seguro de quem é e do valor que oferece. Isso passa pela autoconfiança”, diz. “Empatia é outro ponto importante, pois permite que o empreendedor compreenda profundamente as necessidades e desejos do cliente, criando experiências que não apenas atendem, mas superam expectativas”, acrescenta a psicóloga.
Personalização além do nome
Fernanda sugere que o atendimento personalizado vá muito além do uso do nome do cliente. “Personalizar é entender quem é seu cliente e oferecer a ele uma experiência única, que o faça se sentir valorizado. Quando o cliente sente que foi ouvido e compreendido, ele naturalmente desenvolve uma afinidade com a marca”.
Conte uma história que crie conexão
O storytelling é uma técnica poderosa para criar laços com o cliente. “Cada ponto de contato com o cliente deve reforçar a história da sua marca, algo que ele possa se enxergar e com o qual possa se identificar”, afirma Fernanda. Segundo ela, histórias autênticas e com propósito inspiram lealdade e fazem com que o cliente sinta que faz parte de algo maior.
Surpreenda e supere expectativas
Fernanda acredita que pequenas surpresas e gestos inesperados são poderosos para fortalecer a lealdade dos clientes. “Surpreender é o que transforma a experiência e diferencia a marca. Seja através de uma mensagem sincera, uma oferta especial ou uma ação surpresa que mostre ao cliente que ele é mais do que apenas um número”, sugere.
Sobre Fernanda Tochetto
Fernanda Tochetto é psicóloga autoridade em saúde emocional voltada para transformação de negócios por meio da performance empreendedora e da ambiência. Com mais de 23 anos de experiência, é mentora de empreendedores, autora best-seller e idealizadora do método "Saia do Rascunho", uma abordagem inovadora focada na mentalidade para aumentar o lucro dos negócios. Também é sócia e cofundadora da maior liga de mentores do país, a Mentoring League Society (MLS), e criadora do Tittanium Partners, um grupo líder em gerar conexões e resultados para negócios. Além disso, Fernanda é podcaster, empresária, mãe e uma figura inspiradora no universo do empreendedorismo, usando a psicologia a favor do lucro.
_________________________________________________
Fonte: FVRT Future
Como usar a magia do encantamento para transformar clientes em embaixadores da marca
Reviewed by Empresas S/A
on
07:56
Rating:
Nenhum comentário: