Bem vindos!


Olimpíadas com destaque para mulheres pode inspirar empresas a buscarem maior equidade de gênero

   

Segundo a mentora de líderes Antonella Satyro, enfoque em conquistas históricas femininas mostra às corporações que a representatividade feminina em papéis de destaque é possível e benéfica para a sociedade

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 chegaram ao fim. O evento trouxe uma importante marca para as mulheres. Isso porque, pela primeira vez na história, uma edição olímpica teve equidade de gênero, com metade dos 10.500 competidores sendo representada por atletas do gênero feminino. A importância do gênero feminino para todos os setores da vida teve um importante enfoque na cerimônia de abertura do evento, que destacou a visibilidade e o protagonismo de mulheres líderes e atletas e celebrou conquistas históricas femininas e seu impacto transformador.

Para a CEO da universidade e escola corporativa do futuro Líderes que Curam, mentora de líderes e palestrante, Antonella Satyro, o destaque dado à participação histórica de mulheres nos Jogos Olímpicos e na história da humanidade pode e deve servir para que as empresas busquem mais diversidade e equidade de gêneros. Isso porque, segundo ela, mostra às corporações que a representatividade feminina em papéis de destaque é possível e benéfica para a sociedade.

“Além disso, evidencia que a inclusão de perspectivas diversas é ótima para os resultados das corporações, pois impulsiona a inovação e o alto desempenho; faz com que sejam mais competitivas e resilientes e traz mais sustentabilidade e crescimento a longo prazo, deixando claro que a diversidade de gênero deve ser parte integrante da estratégia empresarial e não apenas uma iniciativa isolada”, afirma a CEO da Líderes que Curam.

Antonella destaca que a Olimpíada deve ser utilizada agora pelas empresas para ampliar o debate sobre a equidade de gênero e inclusão no ambiente de trabalho. Entre as iniciativas que os líderes podem promover nesse sentido estão: workshops e eventos internos para debater os temas evidenciados no evento de abertura; utilização das experiências e narrativas das atletas e líderes olímpicas como base para reflexões sobre desafios e estratégias de empoderamento feminino; e promoção de iniciativas de mentoria cruzada entre mulheres líderes da empresa e da Olimpíada, fomentando a troca de conhecimentos e inspiração.

Ademais, segundo a mentora de líderes, as corporações podem usar a visibilidade e o engajamento dos Jogos Olímpicos para lançar campanhas e políticas internas sobre diversidade e inclusão de gênero; envolver os colaboradores em atividades de voluntariado ou parcerias com organizações que apoiem a liderança feminina; e alinhar os objetivos de desenvolvimento de carreira das mulheres da empresa com os exemplos de superação observados na Olimpíada.

Ações para equidade de gênero nas empresas

Influenciadas pelo sucesso da representação feminina na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 são diversas as ações que as corporações podem implementar para promover a equidade de gênero em seus ambientes e apoiar e desenvolver lideranças femininas, afirma Antonella, que é também autora do livro “Líderes que Curam - Construa sua liderança do futuro com uma equipe motivada, engajada e de melhor performance”.

Entre elas estão: revisão e atualização de políticas de recursos humanos, como recrutamento, promoção e remuneração, para eliminar vieses de gênero; adoção de práticas flexíveis de trabalho que facilitem o equilíbrio entre carreira e vida pessoal; implementação de licença maternidade de 180 dias e programa que permita às mulheres trabalharem 20 horas semanais em home office durante os primeiros 90 dias de retorno da licença-maternidade; e engajamento da alta liderança no compromisso com a equidade de gênero e o avanço das mulheres.

Especificamente sobre as ações visando aumentar a presença feminina em cargos de liderança, a mentora de líderes sugere: programas de mentoria e coaching específicos para mulheres; criação de redes de mulheres líderes dentro da organização, para troca de experiências e apoio mútuo; implementação de metas e quotas para a representação feminina em cargos de liderança e tomada de decisão; oferta de oportunidades de desenvolvimento, como acesso a programas de capacitação e cursos de liderança; e promoção da visibilidade de mulheres em posições de destaque, por meio de comunicações internas e campanhas.

Com relação a este último item (promoção de visibilidade de mulheres em posição de destaque), Antonella destaca algumas ações que podem ser realizadas pelas organizações para facilitar tal objetivo, tais como: organizar eventos e cerimônias internas que celebrem as conquistas das profissionais líderes; garantir que a comunicação e a imagem da empresa reflitam a representatividade feminina em papéis de destaque; e estabelecer parcerias com organizações externas que promovam a liderança feminina para amplificar esse discurso.

FICHA TÉCNICA
formato 16 x 23 cm
páginas 250
tiragem 5 mil
lançamento 7 março 2024
ISBN impresso 978-65-5393-302-6
R$ 49,90
ISBN e-book 978-65-5393-304-0
R$ 39,90
gênero negócios, liderança
classificação 14+

_________________________________________________________
Fonte e imagem: Jimenes Comunicação
Olimpíadas com destaque para mulheres pode inspirar empresas a buscarem maior equidade de gênero Olimpíadas com destaque para mulheres pode inspirar empresas a buscarem maior equidade de gênero Reviewed by Empresas S/A on 08:55 Rating: 5

Nenhum comentário: