Geração Z é mais ansiosa e impaciente, afirma
Comemorado em 3 de junho, o Dia do Profissional de RH foi criado para celebrar e homenagear aqueles que são os principais gestores do capital humano das organizações. Afinal, são esses profissionais que identificam os talentos e trabalham para um maior engajamento entre os colaboradores da empresa.
Por lidar diretamente com pessoas, o profissional de RH está em constante aprendizado e reciclagem. “Quando cheguei aqui era tudo mato”, brinca Gabriela Correia, diretora de operações e pessoas da VIP Solutions, empresa especializada em telefonia VoIP. Ela criou o departamento do zero e vem acompanhando as mudanças significativas no perfil dos que se candidatam a uma vaga na empresa.
“Estamos em uma fase em que o principal desafio é encontrar talentos que estejam de acordo com o que a empresa busca, não somente em relação às hard skills como também às soft skills”, enfatiza. Segundo Gabriela, os candidatos – em especial os da Geração Z - até se saem bem na entrevista, mas quando começa a etapa do treinamento, as coisas mudam. “Aí a gente percebe que a pessoa não tem aquela habilidade que disse que tinha, não sabe mexer com determinada ferramenta, apesar de ter dito que sabia. São também mais ansiosos e impacientes”, pontua.
Gabriela ressalta que a diversidade é importante e enriquecedora para o time e que a troca entre gerações é válida, apesar dos conflitos. E ela não está sozinha quando sinaliza essas questões. Dados do relatório “Tendências de Gestão de Pessoas”, do Great People & GPTW, divulgado no início de 2024, apontou que 51,6% dos entrevistados têm dificuldades para lidar com diferentes gerações. Quando se trata especificamente da Geração Z, no entanto, esse percentual sobe para 68,1%.
Como driblar esses empecilhos e identificar o potencial das pessoas que estão começando na empresa? Gabriela ressalta o trabalho diário que faz, acompanhando de perto cada uma das 27 pessoas da sua equipe. O uso de ferramentas específicas que auxiliam na gestão é fundamental no seu dia a dia. “É um trabalho de formiguinha. Para criar uma cultura organizacional, a gente tem que trabalhar um por um. Entender quem são as pessoas e quais são as que têm a cara da nossa empresa, ou seja, comunicativas, prestativas, engajadas. Não podemos esperar que as pessoas venham prontas”, diz.
Sobre as novidades no setor, a gestora cita a forte presença da IA (inteligência artificial) na construção de métricas através de cada perfil, assim como no sistema de feedback. Outra tendência cada vez mais adotada nas empresas é a do “multibenefício”, cartão único que agrega todos os benefícios em um só lugar. “Batalhar e persistir para que os colaboradores se sintam parte da empresa é o nosso papel e a persistência é a nossa marca”, conclui.
Sobre a VIP Solutions
A VIP Solutions é uma empresa 100% brasileira, no mercado desde 2014 e a sua fundadora, Kathia Alves, possui mais de 20 anos de experiência no setor. A empresa oferece uma variedade de soluções voltadas para telefonia e comunicação, com a missão de conectar cada vez mais pessoas através deste elo tão poderoso que é a voz.
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Fonte: HUG Comunicação - Assessoria de Imprensa e Conteúdo
Imagem de louisehoffmann83 por Pixabay
Dia do Profissional de RH: especialista fala sobre conflitos de gerações
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