Segundo Leonardo Queiroz, primeiro passo é compreender muito bem o público-alvo
A aplicação de arquétipos - padrões universais de pensamento, símbolos e imagens que residem no inconsciente coletivo - que ressoam naturalmente com o público-alvo é uma ferramenta poderosa para criar conexões emocionais e estabelecer uma identidade de marca forte em qualquer negócio.
De acordo com Leonardo Queiroz, retratista, formado em PNL e especialista em arquétipos, é possível comunicar valores, propósitos e diferenciais de forma consistente com o bom uso dos arquétipos. “Eles são representações simbólicas de ideias, emoções e experiências e, quando ressoam com o público-alvo específico, ajudam a atraí-lo de maneira autêntica”, explica.
Existem algumas ações que podem ajudar a identificar e aplicar os arquétipos ideais para cada público. Segundo Leonardo Queiroz, a primeira delas é compreender bem o público-alvo. “Entenda quem são seus clientes em termos de idade, gênero, interesses, valores, etc. Para isso é possível observar atentamente, analisar dados e colher feedback. O importante é conseguir compreender melhor os valores, preferências e comportamentos de seu público”, orienta.
Uma outra ação importante é considerar como os diferentes arquétipos podem se relacionar com as necessidades, desejos e valores desse público-alvo. “Existem muitos arquétipos diferentes, como o Herói, o Amante, o Sábio, entre outros. Entenda quais ressoam melhor com o seu público”.
Observar como outras marcas estão usando arquétipos para se conectar com o público-alvo de forma natural também é importante, assim como desenvolver uma narrativa que faça sentido.
“Você pode escolher um ou mais arquétipos que ressoem com seu público e que se alinhem com a personalidade e objetivos de sua marca. A partir daí, é preciso desenvolver uma narrativa coesa e autêntica em torno desses arquétipos. Lembre-se que tudo comunica, desde a postura até os detalhes”, avalia o retratista.
Finalmente, para aproveitar bem o resultado dessas ações, o especialista aconselha que sejam acompanhadas métricas relevantes, como engajamento, reconhecimento da marca e conversões, sendo possível ajustar a abordagem sempre que possível com base nos resultados e no feedback do público.
Sobre Leonardo Queiroz
Leonardo Queiroz é retratista, formado em PNL e certificado pelo Richard Bandler. É empresário, empreendedor, esposo, pai e especialista em arquétipos, algo essencial para a utilização no posicionamento assertivo a fim de aumentar a percepção de valor sobre você e levar seu negócio para o próximo nível, tornando-o mais desejado ao público certo com atração autêntica. Para saber mais, acesse o instagram.com/leoqueirozcom
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Fonte: Carolina Lara Comunicação
Atração assertiva: como aplicar arquétipos que ressoam com o público-alvo
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