Por Beatriz Machnick
Viver em um mundo constantemente em movimento pode facilmente nos fazer sentir desorientados e sobrecarregados. Em meio a essa turbulência, encontrar ordem e leveza pode parecer um desafio monumental. No entanto, é possível trazer mais clareza e tranquilidade para nossas vidas, tanto pessoal quanto profissionalmente, com alguns ajustes simples, mas poderosos.
Antes de tudo, é crucial entender o significado de ordem. Ela não se limita a arrumar objetos ou seguir uma lista de tarefas. A ordem permeia nosso psicológico e emoções, influenciando diretamente nosso ambiente e qualidade de vida. Sem ordem, o progresso se torna um desafio, pois a desorganização pode obstruir nossos caminhos e metas.
A busca pela ordem começa de dentro para fora. Isso significa que devemos, primeiro, alinhar nossos pensamentos, emoções e hábitos internos, antes de procurar a ordem externamente, seja em nossa casa, local de trabalho ou vida em geral.
Ao observar nosso ambiente de trabalho e vida pessoal, devemos identificar os alinhamentos que precisam ser feitos. Isso pode envolver a reestruturação de nossas rotinas diárias, a definição de limites saudáveis ou até a reavaliação de nossas prioridades. Não se trata de invalidar o que já construímos, mas sim de adotar novas abordagens, para alcançar resultados diferentes e mais satisfatórios.
1-Leveza
A leveza é um componente essencial nessa jornada. Ela não é encontrada apenas no ambiente externo, mas começa dentro de nós. Para alcançar uma sensação de leveza, é preciso estabelecer a ordem necessária em nossas vidas, começando pelos aspectos internos. Assim como nos aeroportos, onde podemos observar tanto pessoas estressadas quanto tranquilas, a leveza em nosso ambiente de trabalho e vida pessoal depende da sustentabilidade de nossas rotinas a longo prazo.
2-Prosperidade
O conceito de prosperidade vai além das finanças. Está relacionado à assertividade, felicidade e sucesso em todas as áreas da vida. Quando falta alinhamento, a prosperidade é comprometida, levando-nos a um estado de estagnação ou regressão. É essencial entender que prosperar financeiramente não deve custar nossa saúde, relacionamentos ou bem-estar emocional.
3-Disciplina e Persistência
Para alcançar esses objetivos, disciplina e persistência são fundamentais. Nem todos os dias serão fáceis, mas é importante manter o foco e a determinação. A motivação pode vacilar, mas a disciplina nos leva adiante, mesmo nos momentos mais desafiadores.
4-Gestão do Tempo
Por fim, a gestão do tempo desempenha um papel crucial nessa jornada. Nossas horas são preciosas e limitadas, e é essencial gastá-las com sabedoria. Estabelecer regras e limites claros para nosso tempo nos ajuda a priorizar o que realmente importa e nos aproxima de nossos propósitos.
Ao buscar mais ordem e leveza em nossas vidas, devemos lembrar que o processo é contínuo e requer comprometimento constante. Ao alinhar nossos pensamentos, emoções e ações, podemos criar um ambiente propício para o progresso, a prosperidade e, acima de tudo, a felicidade.
_____________________________________________
Autora: Beatriz Machnick é professora, contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. CEO e fundadora da BM Finance Group com sede em Curitiba e presença nos 26 estados do Brasil. Pioneira da metodologia de Formação de Preços na Advocacia com a tríade dos livros de gestão na advocacia: Gestão Financeira na Advocacia - Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014). Professora na Escola Superior da Advocacia e na Ordem dos Advogados do Brasil.
Fonte e foto: SmartCom
Imagem de Martine por Pixabay
4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional
Reviewed by Empresas S/A
on
07:55
Rating:
Nenhum comentário: