Por Lucien Newton
O mercado de franquias no Brasil tem crescido exponencialmente nos últimos anos, superando a média de crescimento da economia brasileira. No entanto, expandir é um dos movimentos mais arriscados para uma empresa, onde mesmo, negócios com histórico de sucesso podem fracassar na abertura de novas unidades caso não façam este processo com muita preparação e habilidade para superar os entraves e revezes que fatalmente acontecerão durante a jornada do crescimento empresarial.
No mundo atual, não crescer, ou crescer pouco e lentamente, é o mesmo que morrer vagarosamente. Quando uma nova marca surge no mercado, ela normalmente enfrenta dificuldades para conseguir se estabelecer. Primeiramente, é preciso entender e se diferenciar da concorrência, que está há mais tempo presente no segmento. Ela, ainda, precisa conquistar a confiança dos consumidores e, como em qualquer relacionamento, confiança não nasce da noite para o dia.
De acordo com o Sebrae, a taxa de mortalidade de novos negócios no Brasil está crescendo e a taxa de sobrevivência das franquias é muito mais alta que a de negócios próprios. A franqueadora possui uma marca testada e consolidada no mercado, o que facilita a atração dos primeiros consumidores que reconhecem os padrões de qualidade da rede.
Vale destacar um aspecto menos conhecido da receita de sucesso das franquias, que são suas técnicas de expansão e geomarketing. Para muita gente, a abertura de cada nova unidade é uma aposta, mas para as franqueadoras a realidade é diferente. Elas possuem equipes que analisam o potencial de cada mercado antes de inaugurar, como resultado, conseguem ter mais segurança de que o negócio certo está no lugar certo. Esse é um fator que contribui para a alta taxa de sucesso das franquias em relação aos comércios independentes. Apenas quem já viveu a experiência de fechar uma loja sabe o quanto isso pode ser doloroso.
No fim do dia, a soma de cuidados e processos faz da franquia um investimento mais seguro em relação a outros empreendimentos. A sustentabilidade do crescimento do franchising ao longo dos anos, está aí para provar isso.
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Autor: Lucien Newton é especialista em franquias com mais de 20 anos de experiência no setor. VP de Consultoria do Grupo 300 Ecossistema de Alto Impacto, já formatou mais de 600 projetos. Além disso, atua como professor na Especialização em Gestão de Franquias, ministrando a matéria Expansão & Vendas de Franquias, na PUC Minas. Dentre suas principais experiências estão a passagem pela expansão da Localiza, tendo sido premiado como um dos 20 executivos mais influentes do franchising. Como consultor, influenciador e palestrante, ele tem ajudado empreendedores a alcançarem o sucesso no mundo das franquias.
Fonte e foto: Markable Comunicação
No mundo atual, não crescer, ou crescer pouco e lentamente, é o mesmo que morrer vagarosamente. Quando uma nova marca surge no mercado, ela normalmente enfrenta dificuldades para conseguir se estabelecer. Primeiramente, é preciso entender e se diferenciar da concorrência, que está há mais tempo presente no segmento. Ela, ainda, precisa conquistar a confiança dos consumidores e, como em qualquer relacionamento, confiança não nasce da noite para o dia.
De acordo com o Sebrae, a taxa de mortalidade de novos negócios no Brasil está crescendo e a taxa de sobrevivência das franquias é muito mais alta que a de negócios próprios. A franqueadora possui uma marca testada e consolidada no mercado, o que facilita a atração dos primeiros consumidores que reconhecem os padrões de qualidade da rede.
Vale destacar um aspecto menos conhecido da receita de sucesso das franquias, que são suas técnicas de expansão e geomarketing. Para muita gente, a abertura de cada nova unidade é uma aposta, mas para as franqueadoras a realidade é diferente. Elas possuem equipes que analisam o potencial de cada mercado antes de inaugurar, como resultado, conseguem ter mais segurança de que o negócio certo está no lugar certo. Esse é um fator que contribui para a alta taxa de sucesso das franquias em relação aos comércios independentes. Apenas quem já viveu a experiência de fechar uma loja sabe o quanto isso pode ser doloroso.
No fim do dia, a soma de cuidados e processos faz da franquia um investimento mais seguro em relação a outros empreendimentos. A sustentabilidade do crescimento do franchising ao longo dos anos, está aí para provar isso.
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Autor: Lucien Newton é especialista em franquias com mais de 20 anos de experiência no setor. VP de Consultoria do Grupo 300 Ecossistema de Alto Impacto, já formatou mais de 600 projetos. Além disso, atua como professor na Especialização em Gestão de Franquias, ministrando a matéria Expansão & Vendas de Franquias, na PUC Minas. Dentre suas principais experiências estão a passagem pela expansão da Localiza, tendo sido premiado como um dos 20 executivos mais influentes do franchising. Como consultor, influenciador e palestrante, ele tem ajudado empreendedores a alcançarem o sucesso no mundo das franquias.
Fonte e foto: Markable Comunicação
Franchising é sinônimo de segurança
Reviewed by Empresas S/A
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08:02
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