Em tempos de evolução acelerada das ferramentas de IA, a mídia programática torna-se imprescindível para o sucesso e rentabilidade dos anúncios digitais
No primeiro semestre do ano passado, segundo a pesquisa do IAB Brasil, a publicidade digital brasileira somou mais de R$14,7 bilhões, representando um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2021. O mercado de mídia programática se desenvolveu muito nos últimos anos em vários países do mundo, principalmente nos Estados Unidos. Segundo o estudo do Insider Intelligence divulgado no começo do ano passado, em 2023, são estimados investimentos próximos a US$141,96 bilhões só em publicidade pela mídia programática.
Algo em comum em todos os anunciantes é o interesse constante em atrair seu público de maneira rápida, eficaz e rentável. Com inúmeras empresas e formatos de mídia competindo pela atenção do consumidor, a segmentação das campanhas digitais ganha cada vez mais importância na estratégia de comunicação e nos planejamentos de mídia. Nesse cenário, a introdução de machine learning nos anúncios digitais é vital para aumentar sua eficácia. Quando aplicado corretamente, esse conceito-chave da inteligência artificial é capaz de encurtar milhares de horas de trabalho. Vamos entender:
Quando uma campanha digital é criada em plataformas tradicionais de mídia, a tarefa interminável de otimizar seus parâmetros ocupa boa parte do tempo dos analistas e gestores de tráfego. Esforços constantes são colocados para redefinição de palavras-chave, testes A/B com criativos e tentativas de escolher a segmentação ideal. Para resolver essa questão, ferramentas como a ADSPLAY X foram lançadas no mercado nacional, com o objetivo de simplificar os investimentos em mídia online e economizar o tempo valioso dos profissionais do setor. Oferecendo produtos de mídia programática e mídia nativa, a plataforma atende clientes de pequeno e médio porte das diversas áreas de atuação.
Além da automatização do processo e melhor segmentação do público, a tecnologia por trás da plataforma permite um amplo acesso de audiências. Segundo Bruno Oliveira, CEO da ADSPLAY X, agora é possível explorar inventários digitais de uma forma nunca vista antes. “Com as automações possibilitadas pela inteligência artificial, agora temos acesso instantâneo a mais de 150 milhões de brasileiros, é algo incrível”.
Outro aspecto importante dessa inovação, é a ausência de investimentos mínimos para operar na plataforma. Vitor Ballaben, CMO da ADSPLAY X, explica essa questão. “Eliminamos as barreiras de entrada para as pequenas empresas e empreendedores individuais, que agora podem comprar mídia programática com o valor disponível em seu negócio, sendo capazes de encontrar seu público de forma mais competitiva”. Dessa maneira, as possibilidades do marketing digital são expandidas de forma exponencial, oferecendo um futuro estimulante para todos os interessados no segmento e trazendo maior rentabilidade para anunciantes de todos os setores.
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Fonte: Anunciattho Comunicação
Inteligência Artificial e Mídia Programática: expandindo as possibilidades do marketing digital
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