Ter uma equipe de colaboradores competentes e organizados deixou de ser o suficiente para alavancar um negócio. Nos dias atuais, principalmente no pós-pandemia, a cultura organizacional é o elemento chave para a retomada: é necessário que o time de funcionários esteja alinhado com a cultura da empresa.
Para ajudar nesse alinhamento estratégico, Daniel Scott, fundador e CEO da HyperXP, uma escola de negócios para pequenos e médios empresários, ensina algumas práticas adotadas por gestores de grandes empresas para manter a qualidade do trabalho e criar uma cultura de sucesso consistente. Confira abaixo:
1 – Prefira paixões a habilidades
Habilidades são cruciais em qualquer trabalho. Entretanto, não significam nada se não há desejo intrínseco dos colaboradores de realizar os objetivos da empresa.
Treinamentos para a aquisição de novas capacidades devem ser realizados. Mas o ingrediente mais importante que um funcionário deve ter é a paixão pelo que faz.
Essa paixão deve ser filtrada inicialmente no processo de seleção. E constantemente deve ser incentivada nos colaboradores.
2 – Faça testes antes de recrutar um candidato
Mesmo que você tenha um ótimo processo de entrevistas, é praticamente impossível saber de antemão como um candidato irá interagir com o ambiente de trabalho se contratado. Ou seja, como ele irá lidar com os clientes e demais colegas.
Uma forma de se minimizar essa incerteza é fazendo testes de situações reais com os candidatos potenciais. Tente trazê-los o mais perto possível de como seria o seu trabalho diariamente dentro da empresa.
3 – Identifique as competências chave
Ter muitos funcionários com talentos distintos facilita a realização dos trabalhos. Porém, são os colaboradores que sobrepõem as competências dos demais que ajudam a empresa a crescer.
Esses são os colaboradores que te trarão segurança no caso de algum empregado se tornar indisponível, uma vez que ele poderá ser substituído.
4 – Seja rígido nas avaliações, mas torne-as positivas para todos
Para garantir uma alta performance consistente, é importante que os colaboradores sejam avaliados pelos seus trabalhos. Isso facilita com que as metas sejam claras e comuns a todos. E lembre-se: o que pode ser medido pode ser melhorado.
As formas de se medir a performance dos colaboradores não podem ser brandas, mas também não podem gerar metas inalcançáveis nem avaliações que diminuam a moral da equipe.
5 – Ir para o trabalho deve ser uma experiência inesquecível
Mesmo que você se empenhe em tentar criar uma cultura forte, os funcionários não irão gostar de trabalhar na sua empresa se estiverem tendo uma experiência insatisfatória.
Para se criar uma cultura de sucesso é fundamental que os funcionários tenham um desejo por irem trabalhar, pois saberão que a cada dia terão uma ótima experiência no ambiente de trabalho.
Como fazer isso? Uma forma é tornando o ambiente de trabalho em um espaço mais interativo sem a monotonia e mesmice tradicional. Outras técnicas como a gamificação e reconhecimento de aniversários e realizações também podem ser adotadas.
Sobre Daniel Scott
Daniel é fundador e CEO da HyperXP, uma escola de negócios para pequenos e médios empresários. Em sua jornada, já formou mais de 5 mil gestores de mais de 30 países. Economista pela PUC-RJ, mestre em Administração pela FGV-RJ e pós-graduado em Empreendedorismo pela Escola Superior de Comércio de Paris, é também autor do livro best-seller “O que eles não te ensinam na faculdade”. Atualmente, soma mais de 300 mil seguidores em suas redes sociais.
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Fonte e foto: LaPresse Comunicação
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Especialista ensina cinco dicas para você criar uma cultura de sucesso na sua empresa
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