Por Vera Lucia Rodrigues
Hoje, ter um bom ranqueamento no Google e continuar bem posicionado na primeira página é o ‘sonho’ de todas as empresas que buscam ampliar a visibilidade por meio da internet. Porém, atingir essas metas não é uma tarefa fácil, pois os algoritmos dessa ferramenta tão famosa são bastante exigentes, e é importantíssimo unir forças do setor de marketing com assessoria de imprensa para conseguir criar estratégias eficazes de SEO.
Até um tempo atrás, os gestores e profissionais do marketing enxergavam a assessoria de imprensa apenas como um agente de relacionamento com a imprensa e divulgação espontânea das novidades das empresas, mas, com a atualização constante da área de comunicação e ampliação dos serviços, nossas atividades se tornaram fundamentais no ambiente da internet, especialmente nesse momento em que é exigido qualidade e relevância no conteúdo.
O assessor de imprensa, na maioria das vezes, formado em jornalismo, tem a capacidade de identificar ótimas pautas em relação a seus clientes e redigir textos adequados. Contudo, isso não é mais o bastante e, então, tivemos que nos atualizar e descobrir novas formas de gerar resultados positivos, tanto no quesito relevância na mídia quanto na atuação das empresas perante o Google. Dessa forma, começamos a saga de ampliar a relação com os veículos de comunicação e criar conteúdos únicos, formando uma “teia” de backlinks em portais de notícias altamente relevantes para a ferramenta de busca, ou seja, conseguimos desenvolver o famoso link building, que é tão importante para as instituições porque aumenta a possibilidade de alguém encontrá-las, além da plataforma de busca compreender que seu site é muito interessante.
A técnica de SEO (Search Engine Optimization), que resumidamente é o uso da “palavra-chave”, representa uma tática benéfica para as empresas, pois além de otimizar os mecanismos de busca, também auxilia diretamente a equipe do marketing a gastar menos nas campanhas de Adwords, ou seja, investir em textos conforme procura do seu público-alvo que, regularmente, são desenvolvidos por uma equipe de assessoria de comunicação, faz com que economize com os impulsionamentos, pois o Google enxerga seu conteúdo como algo relevante, com consistência e concede um ótimo “desconto”, já que sua atuação é ‘friendly’ com a ferramenta e atende às exigência.
Então, como é observado, a assessoria de imprensa presta grande auxílio ao setor de marketing, pois, a partir de um trabalho planejado e sincronizado com os objetivos de toda a área de comunicação, consegue-se uma melhor atuação e ampliação da visibilidade da instituição.
Outra atividade bastante importante realizada por assessores de imprensa é a criação de conteúdo original para as organizações, conhecido como “blog institucional”. A prática passou a ser habitual dentro das assessorias, justamente pela necessidade de atender às exigências da plataforma de busca, já que a prática da massificação de textos iguais ficou para trás. Hoje, prestadores de serviço que são sérios e desempenham as funções com qualidade, compreendem que o relacionamento com a mídia online é importantíssimo e, por isso, trata cada um deles como únicos, tornando o conteúdo relevante para os portais de notícia e ao mesmo tempo cumprindo com a regra do Google de não haver muitos textos iguais e em sites que nem são tão significativos. Com essas mudanças, os blogs empresariais, com textos de qualidade para o público-alvo, tornaram-se expressivos, obviamente no campo da internet e ranqueamento.
Ainda falando de conteúdo de qualidade e posicionamento na primeira página, a criação e manutenção das redes sociais se tornaram uma norma dentro das empresas e não se faz mais assessoria de imprensa sem os serviços de mídias digitais e relacionamento com o cliente ou prospect. A partir desse requisito, os profissionais de comunicação também passaram a colocar a relação com o público em primeiro lugar, assim como ocorre com a imprensa, e tornar esse conteúdo tão bom quanto aquele que é enviado para os portais de notícia.
São inúmeros os benefícios de unir a assessoria de imprensa com a prática de SEO. Tais vantagens vão desde oferecer textos relevantes para a imprensa, até se posicionar bem na primeira página de forma espontânea e diminuir os gastos com Adwords, já que o próprio Google te incentiva a continuar desenvolvendo conteúdo de qualidade.
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Autora: Vera Lucia Rodrigues é jornalista, mestre em comunicação social e responsável pela Vervi Assessoria, empresa que há mais de 30 anos se dedica a transformar clientes em fontes responsáveis de informação www.verviassessoriadeimprensa.com.br
Até um tempo atrás, os gestores e profissionais do marketing enxergavam a assessoria de imprensa apenas como um agente de relacionamento com a imprensa e divulgação espontânea das novidades das empresas, mas, com a atualização constante da área de comunicação e ampliação dos serviços, nossas atividades se tornaram fundamentais no ambiente da internet, especialmente nesse momento em que é exigido qualidade e relevância no conteúdo.
O assessor de imprensa, na maioria das vezes, formado em jornalismo, tem a capacidade de identificar ótimas pautas em relação a seus clientes e redigir textos adequados. Contudo, isso não é mais o bastante e, então, tivemos que nos atualizar e descobrir novas formas de gerar resultados positivos, tanto no quesito relevância na mídia quanto na atuação das empresas perante o Google. Dessa forma, começamos a saga de ampliar a relação com os veículos de comunicação e criar conteúdos únicos, formando uma “teia” de backlinks em portais de notícias altamente relevantes para a ferramenta de busca, ou seja, conseguimos desenvolver o famoso link building, que é tão importante para as instituições porque aumenta a possibilidade de alguém encontrá-las, além da plataforma de busca compreender que seu site é muito interessante.
A técnica de SEO (Search Engine Optimization), que resumidamente é o uso da “palavra-chave”, representa uma tática benéfica para as empresas, pois além de otimizar os mecanismos de busca, também auxilia diretamente a equipe do marketing a gastar menos nas campanhas de Adwords, ou seja, investir em textos conforme procura do seu público-alvo que, regularmente, são desenvolvidos por uma equipe de assessoria de comunicação, faz com que economize com os impulsionamentos, pois o Google enxerga seu conteúdo como algo relevante, com consistência e concede um ótimo “desconto”, já que sua atuação é ‘friendly’ com a ferramenta e atende às exigência.
Então, como é observado, a assessoria de imprensa presta grande auxílio ao setor de marketing, pois, a partir de um trabalho planejado e sincronizado com os objetivos de toda a área de comunicação, consegue-se uma melhor atuação e ampliação da visibilidade da instituição.
Outra atividade bastante importante realizada por assessores de imprensa é a criação de conteúdo original para as organizações, conhecido como “blog institucional”. A prática passou a ser habitual dentro das assessorias, justamente pela necessidade de atender às exigências da plataforma de busca, já que a prática da massificação de textos iguais ficou para trás. Hoje, prestadores de serviço que são sérios e desempenham as funções com qualidade, compreendem que o relacionamento com a mídia online é importantíssimo e, por isso, trata cada um deles como únicos, tornando o conteúdo relevante para os portais de notícia e ao mesmo tempo cumprindo com a regra do Google de não haver muitos textos iguais e em sites que nem são tão significativos. Com essas mudanças, os blogs empresariais, com textos de qualidade para o público-alvo, tornaram-se expressivos, obviamente no campo da internet e ranqueamento.
Ainda falando de conteúdo de qualidade e posicionamento na primeira página, a criação e manutenção das redes sociais se tornaram uma norma dentro das empresas e não se faz mais assessoria de imprensa sem os serviços de mídias digitais e relacionamento com o cliente ou prospect. A partir desse requisito, os profissionais de comunicação também passaram a colocar a relação com o público em primeiro lugar, assim como ocorre com a imprensa, e tornar esse conteúdo tão bom quanto aquele que é enviado para os portais de notícia.
São inúmeros os benefícios de unir a assessoria de imprensa com a prática de SEO. Tais vantagens vão desde oferecer textos relevantes para a imprensa, até se posicionar bem na primeira página de forma espontânea e diminuir os gastos com Adwords, já que o próprio Google te incentiva a continuar desenvolvendo conteúdo de qualidade.
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Autora: Vera Lucia Rodrigues é jornalista, mestre em comunicação social e responsável pela Vervi Assessoria, empresa que há mais de 30 anos se dedica a transformar clientes em fontes responsáveis de informação www.verviassessoriadeimprensa.com.br
Fonte e foto: Vervi Assessoria de Imprensa - www.grupovervi.com.br
Assessoria de imprensa como um agente essencial no ranqueamento do Google
Reviewed by Empresas S/A
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07:30
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