Levantamento traçou o perfil dos consumidores que se tornaram microempreendedores individuais entre janeiro e setembro de 2018. Pessoas de 41 a 50 anos preferiram apostar na indústria
Segundo o vice-presidente de Micro, Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Victor Loyola, a opção dos jovens pelo comércio e das pessoas de 41 a 50 pela indústria tem forte ligação com a natureza das atividades. “Normalmente, conduzir uma microempresa ligada ao comércio costuma ser menos complexo e pode não demandar grandes investimentos, já que o empreendedor pode trabalhar com estoque mínimo, na compra e revenda, aumentando seu capital de giro aos poucos. Já a indústria, pode exigir um perfil de vida mais experiente e certa disponibilidade de capital, obtidos com trabalhos anteriores, para investir em equipamentos e infraestrutura. Características muito semelhantes servem para o segmento de serviços”, diz Loyola.
Veja na tabela abaixo as informações completas por idade e setor das MEIs criadas entre janeiro e setembro de 2018:
Número de novos MEIs bate recorde
Com forte influência do baixo dinamismo econômico e estagnação do mercado de trabalho com carteira assinada, o número de novos microempreendedores individuais cresce a cada dia. No acumulado de janeiro a setembro, 1.585.542 MEIs de todos os setores nasceram no país, registrando um recorde histórico. Em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento registrado é de 16,7%.
“O resultado reafirma como o fenômeno do ‘empreendedorismo por necessidade’ ganhou força e prevaleceu entre os brasileiros que buscaram na criação de micronegócios uma fonte de renda alternativa, em meio a um cenário de recessão, acrescenta Loyola.
Região Sul lidera o crescimento do número de novos MEIs
Embora o Sul do país esteja em segundo lugar na participação total, esta foi a região que apresentou a maior evolução (19,2%) no total de microempreendedores individuais abertos entre janeiro e setembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2017. O Sudeste, que representa 53,3%, teve o segundo maior crescimento (18,2%). Confira a tabela completa a seguir:
Novos MEIs liderados por mulheres são a maioria no comércio e na indústria
Apesar da maior participação masculina (53,8%) frente à feminina (46,2%) no índice geral de MEIs formalizados no período, as microempreendedoras são a maioria no comércio (53,6%) e na indústria (53,1%). Já os homens lideraram no segmento de serviços (57,6%).
Nascimento de MEIs pela segmentação Mosaic Brasil
Para traçar o perfil dos consumidores que viraram MEIs entre janeiro e setembro de 2018, também foi considerada a classificação do Mosaic Brasil – metodologia da Serasa Experian que segmenta a sociedade brasileira para entender melhor as transformações sociais. São 11 grupos e 40 segmentos, que levam em conta não só a renda, mas também critérios, como: educação, geografia, demografia, padrões comportamentais, estilo de vida, entre outros.
De acordo com o estudo, a segmentação “Independência na Casa dos Pais” concentra a maior parte dos novos MEIs (11,5%). Ela é composta por jovens solteiros que, apesar de ainda viverem com suas famílias estendidas, mantêm alguma independência econômica e conseguem se sustentar com seus próprios recursos. Possuem baixo acesso a atividades culturais e são frequentadores de comércio de rua.
O vice-líder (9,0%) foi o segmento “Novos Moradores da Comunidade”, representado por jovens, com menos de 30 anos, que moram sem a família em áreas periféricas, em geral comunidades fora das capitais. Muitos deles chegaram recentemente a essas áreas, sendo que parte vem do interior de Estados mais pobres, buscando melhores oportunidades em centros urbanos.
Estas duas segmentações fazem parte do grupo “Jovens da Periferia”, que representa a maior parte (34,8%) do total do número de novos MEIs. No geral, o perfil desse grupo compreende jovens adultos, moradores de zonas periféricas, com difícil rotina devido às limitações no acesso à educação e por causa da falta de infraestrutura dos bairros onde moram. Porém, perceberam melhoras em sua vida e acreditam num futuro ainda melhor.
O grupo que também expressa boa representatividade no mesmo contexto (12,4%) é o “Juventude Trabalhadora Urbana”, com jovens de até 35 anos, em início de carreira, mas ainda buscando aumentar sua escolaridade, que já é superior à dos pais. São otimistas e antenados, com acesso à tecnologia e de olho nas tendências.
Juntos, estes dois grupos de representatividade dos jovens em geral, alcançam 47,2% do total, o que mostra o protagonismo desse público na abertura de MEIs no país.
Veja mais detalhes sobre cada grupo no site: www.serasaexperian.com.br/mosaic
Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa eTwitter @SerasaImprensa
Serasa Empreendedor
O Serasa Empreendedor é uma plataforma desenvolvida para contribuir com o crescimento sustentável das microempresas (MEs) e dos microempreendedores individuais (MEIs) de todo o país. Com acesso gratuito, o portal disponibiliza conteúdos e serviços que orientam o empresário a tomar decisões mais responsáveis, com foco na evolução do autoconhecimento, melhora na saúde financeira e consumo consciente do crédito. Ao reunir informações relevantes e personalizadas, o Serasa Empreendedor reflete o compromisso da Serasa Experian de estar próxima do microempreendedor brasileiro e ajudá-lo o a construir um amanhã melhor.
Para mais informações, visite: www.serasaempreendedor.com.br
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Empregamos cerca de 16.500 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
______________________________________
Fonte: Equipe de Relações com a Imprensa Serasa Experian
Imagem: Created by Freepik - www.freepik.com
Jovens brasileiros lideram abertura de MEI no setor do comércio, revela estudo inédito da Serasa
Reviewed by Empresas S/A
on
11:59
Rating:
Nenhum comentário: