Por Gil Carlos Barabach
A crise econômica e financeira que ainda assola o país atrapalhou o crescimento de muitas empresas, mas serviu também para criar grupos de trabalho que resolveram se aprimorar para atravessar a fase ruim e voltar a crescer. Com os produtores de soja, milho, café, trigo, boi, suíno, entre outros, não foi diferente. Eles precisaram se adaptar ao novo mercado e tomar decisões rápidas e inteligentes para não ter muitas perdas nesse período ruim da economia nacional.
Para auxiliar os produtores e empresários desse ramo de atividade, serviços de consultoria se destacaram através de estudos e sugestões de planejamento para que se cometessem menos erros durante a negociação e finalização de compras e vendas. Esse tipo de serviço oferece consultoria para planejamento estratégico de empresas e governos, análises de viabilidade econômica de projetos e gestão de risco comercial em mercados físico e futuro agrícolas. Isso porque a consultoria conta com equipe de economistas e especialistas apta a realizar estudos sobre os mais diversos segmentos do agronegócio e suas interações macroeconômicas no Brasil e outros países.
Para chegar a um resultado satisfatório, o serviço de consultoria observa, antes de qualquer coisa, quais são as necessidades do cliente, além de analisar o comportamento e o perfil dos consumidores, para, assim, oferecer um atendimento personalizado para cada caso. Entre as ações propostas pela consultoria estão o acompanhamento dos mercados em tempo real com geração de alertas instantâneos, reuniões presenciais entre os empresários e os especialistas, estratégias personalizadas e construção de cenários sob medida para cada cliente, análise de tendências para o segmento de cada commodity nos mercados local e internacional, entre outras.
Outro ponto que chama a atenção nesse tipo de serviço é o amplo alcance do trabalho, que além de checar as ações cotidianas também conta com outros meios de auxiliar seus clientes, como, por exemplo, testes de produtos em lançamentos, investigações da visibilidade da marca e opinião pública, conhecimentos dos produtos da concorrência, levantamentos das informações segmentadas em dados secundários, entre outros trabalhos que auxiliam a correta tomada de decisões de empresas e governos.
O serviço de consultoria tem se tornado comum e seu objetivo é minimizar os erros nas negociações das safras, auxiliando os produtores e empresários a conhecerem melhor o mercado, permitindo que se posicionem de forma a não sofrer (tanto) com a crise que ocorre agora e com as crises que podem surgir ao longo do tempo.
_________________________________
Autor: Gil Carlos Barabach - Economista, Mestre em Economia do Desenvolvimento FACE-PUCRS. Especialização em Agribusiness e Gestão Agroindustrial. Atua há mais de 14 anos em análise agroeconômica e gestão de risco no mercado de commodities, consultor de SAFRAS & Mercado, inúmeras palestras, seminários e consultorias realizadas em todo o país e na Europa.
Foto e fonte: Vervi Assessoria de Imprensa - www.grupovervi.com.br
Serviço tem ajudado produtores a sair da crise
Reviewed by Empresas S/A
on
15:02
Rating:
Nenhum comentário: