Dados foram apurados pelo Consumer Thermometer, elaborado pela Kantar Worldpanel
Após a melhoria de alguns indicadores econômicos, a recente onda de incertezas volta a colocar em dúvida o crescimento do país. Em meio a esse cenário, 55% das categorias de grande consumo perderam penetração. De acordo com dados apresentados no Consumer Thermometer, elaborado pela Kantar Worldpanel, leite aromatizado, iogurte e massa instantânea foram os itens mais afetados, com perdas, respectivamente, de 4,4, 4,3 e 4,1 pontos percentuais de janeiro a maio deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.
O levantamento aponta também que a indústria de higiene e beleza tem se saído melhor que as demais, com 5,3% de crescimento em valor (deflacionado), seguida da cesta de alimentos e limpeza, 5% e 3,5% respectivamente. A cesta de bebidas manteve-se estável. Outra conclusão é que com a chegada dos dias mais frios, os brasileiros estão colocando mais no carrinho café torrado, açúcar, leite UHT e sua versão em pó. Já itens ligados ao calor, como cerveja, sorvete e refrigerante, apresentam retração.
As promoções, cada vez com um peso maior nas compras do país, impactaram 1,4 milhões de lares consumidores a mais de janeiro a maio de 2017 em relação ao mesmo período de 2016. Ao todo, 45% das categorias aumentaram a penetração por meio de ofertas especiais. No entanto, apenas 25% delas foram incrementais para as categorias que atuam. Há um limite ideal de redução de preço em função das promoções, que representa vantagem ao consumidor e ao vendedor/fabricante. Porém, somente em 1/3 do volume esse desconto foi acima do limite.
Segundo análise dos especialistas da Kantar Worldpanel, as promoções tendem a aumentar nos próximos meses, principalmente devido aos esforços da indústria para alcançar metas. Com a mudança no comportamento dos brasileiros na hora de encher o carrinho, a empresa aposta em um maior foco nos produtos considerados essenciais.
Sobre a Kantar Worldpanel
A Kantar Worldpanel é especialista global em comportamento de consumo. Através de um monitoramento contínuo, análises avançadas e soluções customizadas, a Kantar Worldpanel inspira decisões de sucesso de grandes marcas, varejistas, analistas de mercado e organizações governamentais.
Com mais de 60 anos de experiência, um time de 3.500 funcionários e serviços que cobrem 60 países diretamente ou através de parceiros, a Kantar Worldpanel transforma comportamento de compra em vantagem competitiva em mercados diversos como FMCG, compras por impulso, fashion, baby, telecomunicações e entretenimento, entre vários outros.
Para mais informações, por favor, entre em nossa página: www.kantarworldpanel.com/br.
Linkedin:Facebook:RSS:Newsletter:
Sobre Kantar
A Kantar é uma das maiores empresas do mundo em informação e consultoria. Trabalhando em conjunto e em todo espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, suas marcas especializadas empregam 30.000 colaboradores, promovendo insights inspiradores e estratégias de negócios para clientes em mais de 100 países. Kantar faz parte do grupo WPP e seus serviços são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500.Para mais informações, acesse www.kantar.com.
O levantamento aponta também que a indústria de higiene e beleza tem se saído melhor que as demais, com 5,3% de crescimento em valor (deflacionado), seguida da cesta de alimentos e limpeza, 5% e 3,5% respectivamente. A cesta de bebidas manteve-se estável. Outra conclusão é que com a chegada dos dias mais frios, os brasileiros estão colocando mais no carrinho café torrado, açúcar, leite UHT e sua versão em pó. Já itens ligados ao calor, como cerveja, sorvete e refrigerante, apresentam retração.
As promoções, cada vez com um peso maior nas compras do país, impactaram 1,4 milhões de lares consumidores a mais de janeiro a maio de 2017 em relação ao mesmo período de 2016. Ao todo, 45% das categorias aumentaram a penetração por meio de ofertas especiais. No entanto, apenas 25% delas foram incrementais para as categorias que atuam. Há um limite ideal de redução de preço em função das promoções, que representa vantagem ao consumidor e ao vendedor/fabricante. Porém, somente em 1/3 do volume esse desconto foi acima do limite.
Segundo análise dos especialistas da Kantar Worldpanel, as promoções tendem a aumentar nos próximos meses, principalmente devido aos esforços da indústria para alcançar metas. Com a mudança no comportamento dos brasileiros na hora de encher o carrinho, a empresa aposta em um maior foco nos produtos considerados essenciais.
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Fonte: AD Comunicação e Marketing - www.adcomunicacao.com.br
Em meio às incertezas econômicas, 55% das categorias de consumo massivo perdem penetração no país
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