O diretor da Seal Telecom, Cristiano Felicissimo, aponta quais os detalhes que devem ser avaliados durante a escolha de um novo sistema
As empresas vêm percebendo, cada vez mais, a importância de contar com um sistema eficiente de videoconferência para reduzir custos com viagens e deslocamento de colaboradores, além de aumentar a colaboração entre as pessoas. Por esse motivo, o segmento está em franca expansão, como aponta o estudo “Enterprise Video Conferencing”, realizado pela Credence Research. Segundo a pesquisa, o mercado global corporativo de videoconferência deve crescer 7,5% ao ano, entre 2016 e 2023. Os negócios devem saltar de US$ 2.491 bilhões, em 2015, para US$ 4.48 bilhões, em 2023.
Outro levantamento recente mostra que na área de Recursos Humanos, 45% dos entrevistados já utilizaram o vídeo pelo menos uma vez em seus processos seletivos e 52,4% têm interesse em testar o recurso. A pesquisa, realizada pelo Compleo ATS (Applicant Tracking System), destacou ainda que a diminuição do tempo gasto para uma contratação é o principal benefício do uso da videoconferência para 56,86% dos recrutadores.
Para auxiliar as empresas que pretendem implementar um sistema de videoconferência, Cristiano Felicissimo, diretor da Seal Telecom - integradora de soluções customizáveis, que agrega tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de projetos eficientes e viáveis economicamente -, lista alguns detalhes que devem ser avaliados na hora de escolher uma solução. Confira:
1 – Cuidado com a infraestrutura
“O áudio e a iluminação devem ser de boa qualidade para que a comunicação seja eficiente”, destaca Felicissimo. O executivo explica que se for uma reunião em sala pequena, os sistemas disponíveis no mercado com processamento de áudio digital já eliminam o eco durante a conversa. Contudo, se for uma apresentação em auditório, é provável que haja a necessidade de um processador de som. Já a iluminação é fundamental para uma boa qualidade na imagem, pois a luminosidade do ambiente pode prejudicar o foco da câmera, por exemplo. “Mas vale lembrar que se o som estiver perfeito, possíveis falhas na imagem são toleráveis”.
2 – Avalie a conexão com a internet
A banda de internet disponível está diretamente relacionada a qualidade na transmissão dos dados. “Ter um link dedicado é o ideal. Mas se a empresa não possui, deve priorizar os dados para as videoconferências. Desta forma, evita-se que as imagens travem e os sons fiquem ‘picotados’”, explica o executivo.
3 – Adote a tecnologia que melhor se adapta ao seu negócio
O mercado possui soluções variadas para empresas de diversos portes e áreas de atuação. Por isso, é importante ter o auxílio de um profissional que conheça detalhes técnicos para auxiliar e entender qual o melhor sistema de acordo com o perfil de cada organização. “Com o auxílio profissional evita-se a instalação de um equipamento que não se ajustará a cultura da empresa, o que pode dificultar o dia a dia dos colaboradores”, explica Felicissimo.
4 – Invista em segurança
Certifique-se de que a solução de videoconferência adotada conta com criptografia de dados para garantir o sigilo das informações. Também é importante ter travessia de firewall para bloquear ameaças e garantir mais eficiência durante a conversa.
5 – Tenha um contrato de manutenção
Avalie a amplitude das ofertas do parceiro escolhido, tenha certeza de que o projeto atende as necessidades da sua empresa – ou seja, não é uma solução de prateleira que estão tentando “te empurrar”; e para finalizar, busque referências sobre projetos anteriores e o conhecimento técnico do seu fornecedor. “Todos os pontos destacados são fundamentais para que o sistema atenda às necessidades da empresa. A implementação de tecnologias requer atenção para que os resultados sejam os esperados”, finaliza Felicissimo.
Sobre a Seal Telecom
A Seal Telecom é uma integradora de soluções customizáveis, que agrega tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de projetos eficientes e viáveis economicamente. Entre as ofertas da empresa estão soluções de Áudio e Vídeo, Comunicação Unificada e Segurança. Criada em 1999, a companhia atende em todo o Brasil. A sede está localizada em São Paulo e conta com quatro filiais: Rio de Janeiro, Distrito Federal, Santa Catarina e Minas Gerais.
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Fonte: RMA Comunicação - www.rmacomunicacao.com.br
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