Quando um empreendedor de primeira viagem escolhe abrir uma franquia, ele se depara com uma lista de custos iniciais como os de aquisição, royalties, taxa de publicidade, etc. O problema é que muitos acabam pensando que esses são todos os custos necessários para abrir o novo negócio, mas não é bem assim que funciona. Além das taxas citadas também temos um valor de grande importância durante todo o funcionamento da sua franquia, o capital de giro.
O capital de giro representa o fluxo de dinheiro necessário para cobrir os gastos do dia a dia de uma empresa. Por exemplo, para manter um restaurante funcionando, é preciso separar uma certa quantia para pagar o salário dos funcionários, o aluguel das máquinas de passar cartões de crédito e de débito, a reposição dos alimentos no estoque, entre outras despesas. Em resumo, trata-se do valor que a empresa tem para custear e manter suas despesas operacionais do dia a dia, sejam elas fixas ou gastos necessários para a produção, comercialização ou prestação de serviço.
Confira duas dicas essenciais para refazer as suas contas e incluir esse valor no seu planejamento:
Monte uma planilha - conhecendo a importância do capital de giro, o futuro franqueado deve acrescentar essas despesas em sua planilha de planejamento antes de adquirir a franquia. Além do investimento inicial e do capital de giro, não se esqueça de incluir a taxa de franquia e os royalties. Algumas marcas ainda cobram uma taxa de publicidade.
É preciso estar atento, também, ao fato que os negócios costumam iniciar meio devagar. Nesse caso, já tenha separado uns dois ou três meses de capital de giro para que a situação financeira da empresa não vire uma grande bola de neve – e você já comece devendo.
Portanto, não se precipite e seja cauteloso ao abrir a franquia. A vontade de mudar de vida profissional, passando de funcionário para dono do próprio negócio, não pode atrapalhar nesse momento. Depois que você fez as contas e viu que é necessário juntar um pouco mais de dinheiro, vale a pena esperar um pouco mais para concretizar o seu sonho com mais segurança.
Tenha cuidado com empréstimos - para os empresários que se precipitaram e não calcularam bem suas situações financeiras, bancos públicos e privados oferecem linhas de crédito para capital de giro. Só que empréstimos precisam ser pagos, então, é uma opção que precisa também de bastante planejamento para que o financiamento não seja um problema no futuro por conta dos juros.
Assim, para melhor administrar seu capital de giro é necessário avaliar a saúde financeira do seu negócio como um todo, desde o momento da implantação até em sua manutenção. Se suas finanças não estiverem em dia, refaça a equação até que consiga garantir o funcionamento sustentável da sua empresa.
______________________
Fonte: Germano Leardi Neto é diretor de relações institucionais da franqueadora imobiliária Paulo Roberto Leardi. Sobre a Paulo Roberto Leardi: www.leardi.com.br / (11) 3284 7000
O Brasil é um dos países mais rentáveis do mundo em negócios imobiliários. Prova disso são os quase 100 anos de tradição da Paulo Roberto Leardi, que iniciou o sistema de franquia em 2012. A expectativa da empresa é atingir a marca de 500 unidades em cinco anos. O franqueado conta com todo o apoio de quem conhece o segmento há quase um século. A franquia custa em torno de R$ 110 mil.
Fonte e foto: InformaMídia Comunicação - www.informamidia.com.br
Franquias: conheça a importância do capital de giro
Reviewed by Empresas S/A
on
06:00
Rating:
Nenhum comentário: