Estudo encomendado pela PayPal à BigData Corp. revela que 81% das lojas virtuais no País oferecem até dez produtos e somente 15% têm lojas físicas
A pesquisa Perfil do E-Commerce no Brasil, encomendada pelo PayPal à BigData Corp. (www.bigdatacorp.com.br), a partir do monitoramento automatizado dos sites brasileiros, revela que o comércio eletrônico brasileiro tem 450 mil e-commerces ativos. Trata-se do número total de sites que responderam a cliques em 1º de março, data do último monitoramento automatizado realizado pela empresa de pesquisa. A maioria desses e-commerces (81%) baseia-se em um modelo de comércio focado, que oferece ao consumidor até dez produtos.
A pesquisa ainda revela a alta concentração geográfica do comércio online do país: 50% dos sites são de empresas baseadas em São Paulo. Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro concentram cerca de 7% cada. O “varejo.com.br” também é muito bem representado por pequenos sites: 88% deles recebem até 10 mil visitas mensais, 11% recebem entre 10 mil e 500 mil visitas mensais e menos de 1% supera a marca de meio milhão de visitas por mês.
Só os profissionais sobrevivem
“Boa parte do e-commerce brasileiro é marcado pelo empreendedorismo. Ele abrange muitas pequenas empresas e artesãos que se beneficiam do baixo custo de entrada virtual para montar suas lojas online”, ressalta Thoran Rodrigues, sócio-fundador e CEO da BigData Corp., que conduziu a pesquisa. Segundo ele, a pesquisa mostra que o profissionalismo é a marca dos sobreviventes.
“Sites que morrem rapidamente não usam plataformas, meios de pagamento, nem dão apoio aos clientes. Passar segurança e contar com ferramentas de interação, como as redes sociais, são diferenciais básicos”, completa. A BigData Corp. é especializada em conduzir pesquisas que extraem informação dos sites presentes na web, e monitora como o varejo eletrônico funciona, como se estrutura e o que pode fazer para influenciar o comportamento do consumidor.
Do total pesquisado, apenas 15% dos e-commerces contam com endereços de lojas físicas. Os demais só existem na web. O dado é um indício da facilidade de se abrir um negócio online, uma vez que é possível começar um comércio eletrônico com ferramentas gratuitas. Segundo o levantamento, perto de 40% dos sites já usam algum tipo de intermediador de pagamentos ou de uma carteira virtual.
“O e-commerce no Brasil deve movimentar este ano R$ 81,3 bilhões e R$ 92,9 bilhões em 2016 (*), o que significa um crescimento anual próximo dos 14%, muito acima das previsões de crescimento da economia do País. É com este cenário de enormes oportunidades para o pequeno empreendedor que o PayPal revelou o perfil de quem vende na internet”, afirma Mário Mello, diretor geral do PayPal para a América Latina. “Estamos ao lado desse empreendedor, criando valor para seus negócios”, acrescenta o executivo.
Aspectos técnicos
Os Estados Unidos são o país em que mais sites do e-commerce brasileiro estão hospedados (45,25%), seguido pelo próprio Brasil (28,5%) e o restante em outros países. Quando o assunto é a plataforma escolhida, 44,03% optam por soluções proprietárias; 14,62%, por soluções abertas e gratuitas. Impressiona a parcela que trabalham com soluções criadas por desenvolvedores independentes: 41,35%.
Os dados em questão datam de 1º de março. A metodologia usada faz buscas automatizadas, conduzidas semanalmente para a extração de informações, que são submetidas a modelos de classificação e, na fase seguinte, validadas.
(*) Dados da pesquisa encomendada à IPSOS pelo PayPal, divulgada em novembro de 2014.
Sobre a BigData Corp.:
A BigData Corp. foi fundada com o objetivo de ajudar empresas de todos os portes e segmentos a utilizar o potencial do Big Data no dia a dia, encarando o desafio de agregar, validar e analisar dados para extrair conhecimentos. Através da automatização de processos manuais, empresas ficam livres para pensar estrategicamente sobre como aplicar esse conhecimento em seus negócios. Conheça mais acessando www.bigdatacorp.com.br
Sobre o PayPal
No PayPal, nós colocamos as pessoas no centro de tudo o que fazemos. Fundada em 1998, a empresa continua a ser a vanguarda da revolução de pagamentos digitais, processando quase 11,5 milhões de pagamentos de nossos clientes todos os dias. O PayPal oferece às pessoas as melhores formas de se relacionarem com o seu dinheiro e umas com as outras, além de maneiras mais simples de realizar um pagamento sem compartilhar informações financeiras com os vendedores. O seu serviço é flexível, pois pode se dar tanto por meio de contas bancárias, quanto usando o saldo em conta PayPal ou cartões de crédito.
Com as nossas 162 milhões de carteiras digitais ativas, criamos um ecossistema de pagamentos seguro e aberto no qual pessoas e negócios realizam transações online, em estabelecimento e em dispositivos móveis de forma segura. O PayPal é verdadeiramente uma plataforma de pagamentos global e está disponível em 203 mercados, permitindo que clientes sejam pagos em mais de 100 moedas diferentes, que saquem fundos de suas contas bancárias em 57 moedas e que tenham balanços em suas contas em 56 moedas diferentes. O PayPal é uma empresa do grupo eBay (Nasdaq: EBAY). Em setembro de 2014, a eBay Inc. anunciou uma separação planejada para as duas empresas, a fim de torná-las empresas negociadas publicamente em bolsa de forma independente já em 2015. Mais informações sobre o PayPal podem ser obtidas em www.paypal.com e em www.paypal-media.com. Mais informações sobre a separação planejada da eBay e do PayPal podem ser obtidas em update.ebayinc.com. Conheça e acesse:
paypal.comunique-se.com.br
www.doecompaypal.com.br
www.encontrosdobem.com.br
______________________
Fontes: NB Press – assessoria de imprensa da BigData Corp.
MSL Group Andreoli – assessoria de imprensa do PayPal
E-commerce brasileiro conta com quase meio milhão de sites
Reviewed by Empresas S/A
on
14:24
Rating:
Nenhum comentário: