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Conheça sete franquias que buscam fortalecer a expansão em 2015


Opções agradam para diferentes perfis, gostos, bolsos e ambições

Apesar das previsões de um cenário econômico instável em 2015, especialistas acreditam que o franchising continuará crescendo acima do PIB no próximo ano. Isso porque um balanço recente divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) apontou um crescimento de 5,4% no primeiro semestre de 2014 – comparado ao mesmo período de 2013 –, mesmo sendo um ano com eventos que influenciaram nas decisões de investidores e consumidores, como Copa do Mundo e eleições presidenciais.

De acordo com Paulo Cesar Mauro, diretor-presidente da Global Franchise, uma das principais consultorias de franchising do Brasil, as perspectivas do segmento são estimuladas pela constante entrada de empreendedores no mercado. “Com o aumento da renda da população, muitas pessoas têm aproveitado o dinheiro extra para investir em um negócio próprio. Por oferecer menos riscos, o sistema de franquias é o mais procurado pelos novos investidores”, comenta.

Segundo Mauro, entre as diversas opções disponíveis no mercado, alguns segmentos prometem se destacar no próximo ano, como por exemplo, o de Serviços. “As franquias desse ramo atraem os investidores, pois reúnem dois itens atrativos: o baixo investimento e a possibilidade de atuar como ‘home based’”, explica. Esse é o caso da Master House Manutenções e Reformas, marca que ingressou no franchising no segundo semestre de 2014 e já conta com centenas de interessados no negócio, que exige investimento a partir de R$ 12 mil.

Para o especialistas, as franquias de Beleza & Estética também prometem continuar crescendo em 2015, especialmente aquelas que apostam em alguns nichos específicos. A Lunablu é um bom exemplo. No mercado desde 2009, a rede de salões e marca de produtos voltados para o tratamento de cabelos crespos, ondulados e cacheados aderiu ao sistema de franquias também em 2014 e figura como uma das opções mais viáveis para os investidores que desejam fazer parte das estimativas de sucesso do segmento. Com foco nas classes B e C, o negócio proporciona uma alta rentabilidade aos parceiros: média de faturamento mensal na casa dos R$ 90 mil.

Outros ramos que devem continuar em franca expansão são Educação e Turismo. Com 11 anos de experiência no mercado de intercâmbios, a 2be Study Group, eleita em 2014 como a segunda melhor rede de agências do segmento no mundo (Premier Agency Business Awards), figura entre as principais opções. A marca conta com duas opções de negócios: Micro e Básica e requer investimento a partir de R$ 50 mil.

Para Mauro, a área de Alimentação, que sempre figura com um das mais expressivas do franchising brasileiro, deverá manter seu crescimento no próximo ano. “Esse segmento é constantemente estimulado pelo consumo da população brasileira, que chega a gastar 30% da renda com alimentação fora do lar”, comenta.

Entre as diversas opções, aquelas que apresentam um conceito diferenciado chamam a atenção de quem deseja apostar em um modelo de negócio criativo. Prova disso é o sucesso alcançado pela Pão To Go em pouco mais de um ano em atividade. A marca tem um conceito simples e inovador: uma padaria no modelo drive-thru, que comercializa cerca de 130 produtos, com investimento inicial de R$ 190 mil, proporcionando faturamento médio mensal superior a R$ 45 mil. Outra marca que aposta na inovação, a ObentôMania, rede especializada em bentôs – refeição individual servida em bandeja especifica, com repartições, uma espécie de marmita japonesa – também promete se destacar no mercado. A marca iniciou expansão por franquias em 2014 e oferece opções de modelos a partir de R$ 180 mil.

Ainda no ramo de Alimentação, algumas vertentes têm apresentado bons resultados – acima de 10% de crescimento ao ano –, que deverão crescer ainda mais em 2015, como marcas de snacks e café. De acordo com o diretor da Global Franchise, as franquias desse segmento atraem os empreendedores por não exigirem conhecimento prévio sobre o mercado. “As redes desse setor costumam enviar os produtos e demais itens comercializados já prontos, o que facilita a administração do negócio, um atrativo a mais para quem deseja abrir o próprio negócio”, ressalta. Presente no mercado há mais de 20 anos e com forte presença na Região Sul do país, a Bella Gula é opção para os investidores que desejam apostar no segmento, mas querem um modelo de negócio diferenciado . O conceito da rede une produtos artesanais de alta qualidade e um relacionamento próximo entre a marca e os franqueados. Em média, as lojas da rede tem faturamento mensal de R$ 100 mil.

O aumento do consumo de vinhos por parte dos brasileiros e a baixa concorrência fazem do nicho um novo e interessante negócio para o setor de franquias. “O perfil de consumo no país tem mudado e, com isso, novos produtos tem caído no gosto da população, como o vinho. Hoje, o brasileiro consome em média 1,9 litro do produto por ano – e crescendo a cada ano –, por isso, muitas importadoras começaram a ganhar espaço”, explica o especialista. Exemplo disso é a Vinho & Ponto, que tem tudo para ser um sucesso em 2015, pois acaba de anunciar a formatação da marca para ser expandida por franquias. Cada unidade é comercializada por um total de R$ 136 mil, com prazo de retorno em 12 meses.

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Fonte: Trivia Comunicação - www.triviacomunicacao.com.br
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