Primeiramente, a empresa precisa determinar dois grupos:
1) Profissionais que precisam utilizar o idioma estrangeiro, normalmente inglês e/ ou espanhol, por conta da função que desempenham.
2) Profissionais considerados como high potential, ou seja, com grande chance de serem promovidos e assumirem posições-chave na empresa.
Depois disso, é necessário entender o cenário, fazendo um mapeamento desses dois grupos através:
1) Da aplicação de um questionário com as competências necessárias para o desempenho da função e para a estratégia do negócio. É possível estabelecer notas de 0 a 5 para a exposição a cada competência, a saber:
0 - Não usa
1 - Raramente (quase não usa)
2 - Esporádico (em alguns momentos do ano)
3 - Uso mensal
4 - Uso semanal
5 - Uso diário
QUESTIONÁRIO
COMUNICAÇÃO ORAL (conversação e compreensão)
COMPETÊNCIAS
|
Falar com fornecedores estrangeiros.
|
Atender a clientes estrangeiros.
|
Dar palestras.
|
Realizar apresentações para estrangeiros.
|
Participar ativamente de reuniões presenciais.
|
Participar de conference calls.
|
Receber/ acompanhar estrangeiros.
|
COMUNICAÇÃO ESCRITA (redação e interpretação)
COMPETÊNCIAS
|
Redigir e-mails sem consulta ou ajuda de colegas, tradutores ou dicionários on-line.
|
Elaborar relatórios.
|
Elaborar propostas.
|
Elaborar contratos.
|
Ler notícias.
|
Analisar relatórios.
|
Analisar propostas
|
Analisar contratos
|
NÍVEIS DA CEFR
|
DESCRIÇÃO
|
A1
|
Beginner
|
A2
|
Elementary
|
B1
|
Intermediate
|
B2
|
Upper Intermediate
|
C1
|
Advanced
|
C2
|
Proficient
|
Há várias escolas e consultorias que realizam este mapeamento de forma precisa e também elaboram plano de ação para aqueles que não estão dentro da meta. Portanto, para os RHs que oferecem política de idiomas, é fundamental saber se os resultados estão sendo atingidos, ou seja, se a equipe está mesmo sendo capacitada a usar o idioma para realizar os negócios da empresa.
Sobre a Companhia de Idiomas
Fundada em 1991, pelas sócias Lígia Velozo Crispino e Rosangela de Fátima Souza, a Companhia de Idiomas atua em duas áreas de negócios: cursos in company e à distância, via Skype; e consultoria. Oferece soluções personalizadas para empresas e profissionais com necessidades específicas de aprendizagem em sete idiomas: inglês, francês, alemão, espanhol, mandarim, russo e português. A empresa presta ainda assessoria a expatriados e cursos de imersão.
______________________
Fonte: EccoPress Comunicação - www.eccopress.com.br
Sua empresa é de fato bilíngue?
Reviewed by Empresas S/A
on
06:30
Rating:
Nenhum comentário: