Em cargos de liderança, o domínio do inglês precisa ser aprofundado. Só conseguir se comunicar pode não ser o bastante. Quando a língua estrangeira passa a ser ferramenta fundamental para o desempenho de suas funções, é necessário se buscar cursos mais direcionados ou customizados.
O inglês é a língua internacional dos negócios há vários anos. Isso acontece para facilitar a comunicação e o desempenho entre áreas e operações espalhadas pelo mundo. Há, pelo menos, 03 grandes razões para as empresas usarem o inglês como língua oficial:
1) Pressão competitiva: para comprar e vender, é necessário comunicar-se com clientes, fornecedores e outros parceiros. A língua não pode ser um impeditivo para o crescimento, uma vez que empresas realizam negócios além das fronteiras.
2) Globalização de atividades e recursos: as equipes multiculturais são uma realidade! Nos dias de hoje, é inaceitável que a comunicação seja um entrave.
3) Interação em fusões e aquisições: estratégias muito adotadas há alguns anos, já são desafiadoras para empresas que falam a mesma língua, imagine para empresas de línguas diferentes.
Sendo assim, quanto mais alto for um cargo profissional, maior terá de ser o domínio do inglês. Dados de pesquisa divulgada pela Catho revelam: 42% dos presidentes de empresas são fluentes em inglês. Entre os diretores, essa margem cai para 33%. Entre os gerentes 27,5% e somente 11,8% de supervisores possuem fluência nesse idioma.
Mas como verificar seu nível linguístico?
É necessário fazer uma avaliação completa de proficiência (avaliação oral e escrita) para verificar quais são as limitações linguísticas, os vícios de linguagem, enfim, os pontos a melhorar no idioma. A partir daí, o profissional deve estabelecer uma meta de acordo com seus objetivos, prazo para melhorar, orçamento e ver sua disponibilidade de agenda. Será preciso elaborar um plano de ação totalmente focado nas necessidades desse profissional, contemplando o conteúdo relevante para o cargo que ele ocupa e para seus desafios corporativos.
Segundo Lígia Crispino, sócia-diretora da Companhia de Idiomas, "Quando o aluno consegue, ainda que com erros de gramática e um pouco de sotaque, passar a sua mensagem e entender as pessoas que têm o inglês como língua materna, a sua comunicação é considerada eficiente. No entanto, para atividades mais elaboradas, tais como: fazer contatos estratégicos com clientes estrangeiros, realizar negociações, fazer apresentações em inglês para pessoas chave ou grandes públicos, inclusive no exterior, tudo em nome da empresa, é preciso aprimorar muito mais a sua comunicação no idioma".
A Companhia de Idiomas possui uma plataforma para aferição de nível linguístico, disponível em seu site (www.companhiadeidiomas.com.br). Ela ajuda empresas e profissionais a terem uma visão completa sobre o domínio do idioma. Para este tipo de avaliação, alguns aspectos devem ser levados em conta:
PASSADO
História
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PRESENTE
Levantamento
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FUTURO
Potencial
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Cursos realizados no Brasil
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Agenda/ prontidão para o aprendizado
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Disciplina, comprometimento e curiosidade
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Cursos no exterior
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Dificuldades em relação ao uso do idioma
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Estratégias de aprendizado e recursos a serem utilizados
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Viagens ao exterior a trabalho
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Habilidades a serem desenvolvidas
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Indicadores / Medição de resultados / Feedback
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Uso profissional
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Avaliação para definição de nível atual
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Nível meta
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Os cursos customizados são indicados para vários casos, entre eles para profissionais que fazem negócios com outros países; que vão fazer um treinamento na matriz e voltam para replicar o conteúdo aprendido na filial brasileira; para expatriados, ou seja, profissionais que vão se mudar para outro país trabalhar na matriz ou outra filial da empresa.
Sobre a Companhia de Idiomas
Fundada em 1991, pelas sócias Lígia Velozo Crispino e Rosangela de Fátima Souza, a Companhia de Idiomas atua em duas áreas de negócios: cursos in-company e à distância, via Skype; e consultoria. Oferece soluções personalizadas para empresas e profissionais com necessidades específicas de aprendizagem em sete idiomas: inglês, francês, alemão, espanhol, mandarim, russo e português. A empresa presta ainda assessoria a expatriados e cursos de imersão.
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Fonte: EccoPress - www.eccopress.com.br
Comunicação eficiente em inglês pode não ser suficiente
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