Bem vindos!


Storytelling: 5 dicas para conquistar corações e mentes contando histórias


Nova edição da revista Administradores – publicação gratuita do Administradores.com – traz especial sobre a arte da narrativa, assunto que vem ganhando destaque no mundo corporativo

A arte de contar histórias é praticamente tão antiga quanto a humanidade, está presente em quase tudo que fazemos e tem um poder de mobilização incomparável. A própria História prova que uma grande narrativa pode ser uma implacável conquistadora de corações e mentes. Por que, então, não utilizá-la para conduzir equipes a um objetivo comum? É justamente esse o propósito da mais nova tendência do mundo corporativo: o storytelling. Em sua edição nº 20, a revista Administradores – publicação gratuita do Administradores.com – traz um especial sobre o tema.

“Ao tentar comunicar uma nova ideia para uma audiência cética, descobri que as virtudes de precisão, rigor e transparência não estavam funcionando. Tendo passado a vida toda acreditando no sonho da razão, fiquei pasmo ao ver que uma história contada apropriadamente tinha o poder de fazer o que um estudo analítico rigoroso não conseguia: comunicar uma estranha ideia nova com facilidade e de forma natural, motivando rapidamente as pessoas a agirem com grande entusiasmo”, afirma Stephen Dennings, autor do livro “O poder da narrativa nas organizações”.

Na matéria, a revista Administradores destaca como as histórias têm conduzido a humanidade, mostramos como elas agem no cérebro humano, o modo como as marcas utilizam o artifício para conquistar fãs e de que maneira você pode aprender a dominar essa arte. “Existem vários modos para a criação de narrativas, utilizando diferentes mídias como suporte. Mas, no contexto organizacional, o objetivo não é criar uma narrativa tarantinesca, mas algo com uma estrutura lógica e linear”, destaca a matéria, que apresenta também cinco pontos fundamentais para uma boa história.

Veja abaixo cinco pontos essenciais que toda boa história precisa ter:

1 – Uma situação extraordinária ou quebra de rotina. Algo que vai fazer a personagem principal deixar o cotidiano para realizar um feito épico.

2 – Um ou mais personagens. Pessoas que irão à busca de algo além do comum. O personagem principal deve ser alguém com quem o público possa se identificar.

3 – Um antagonista. Uma situação, pessoa ou grupo que irá fazer frente ao personagem principal e tentar impedir a todo custo o seu avanço.

4 – Sentimentos. Para mexer com a emoção das pessoas, a história deve ser como uma música, misturando momentos de calmaria, tensão, alegria e melancolia.

5 – Roteiro. A estrutura é essencial para que a história não perca de vista o seu propósito. O roteiro deve ter começo, meio, clímax e fim, intercalando plot points (momentos que darão sentido à narrativa).

A reportagem completa está disponível gratuitamente no Facebook do Administradores.com e no aplicativo da revistaAdministradores para smartphones e tablets (tanto Android quanto Apple):

- iOS (Apple): http://adm.to/admApple
- Android (Google): http://adm.to/admandroid
- Facebook: http://adm.to/admFacebook


Sobre a revista Administradores

A revista administradores é uma publicação do Administradores.com. Lançada em 2010, apenas na versão impressa, expandiu-se mais tarde para as plataformas digitais e chega a 2013 consolidada entre as maiores do país nesse formato, com 200 mil downloads do seu aplicativo. A Administradores é também a única revista de negócios brasileira disponibilizada gratuitamente para smartphones, tablets e no Facebook.

______________________
Fonte: Administradores.com
Storytelling: 5 dicas para conquistar corações e mentes contando histórias Storytelling: 5 dicas para conquistar corações e mentes contando histórias Reviewed by Empresas S/A on 09:32 Rating: 5

Nenhum comentário: