Na hora de optar pela expansão do negócio, é muito comum os empresários se preocuparem em crescer sem prejudicar a qualidade no atendimento e de administração. Uma opção muito procurada tem sido o modelo de franchising, que representa uma aceleração no processo de expansão com a administração nas mãos de terceiros, mas essa alternativa não elimina os riscos.
Por mais que as franqueadoras adotem visitas de inspeção e controle de qualidade periódicas, muitas vezes as qualidades de administrador de um franqueado pode não corresponder às expectativas ou problemas de mercado interferirem no rendimento. Foi o que aconteceu com a Yogoberry.
Com a saturação no mercado de frozen iogurte, a rede foi obrigada a frear a expansão. “Chegamos a ter 105 lojas e a procura de interessados em abrir uma franquia ainda era muito grande, ficou difícil de manter a qualidade que é nossa marca registrada. Diante disso, optamos por diminuir nosso número de lojas e melhorar nossos serviços e atendimento” – comenta Marcelo Bae, diretor comercial da rede.
Agora a rede colhe os frutos da reformulação e se prepara para a chegada do verão, com quatro produtos novos no cardápio e uma previsão de crescimento de 50% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.
O Instituto de Depilação Pello Menos também passou por uma reformulação. Com 45 lojas atualmente, a fundadora Regina Jordão tinha seis unidades próprias quando sentiu dificuldade no gerenciamento da rede e optou pela venda de algumas unidades. “Eu precisava gerenciar a rede de forma segura. Com seis unidades próprias ficava difícil conciliar o gerenciamento das franquias com as atribuições das minhas lojas. Para não comprometer nenhum dos dois lados, optei por franquear algumas das minhas unidades e frear a expansão” – comenta Regina.
Candice Marocco e Sylvia Lourenço, sócias da Candice Cigar Co, tem seis unidades próprias e começaram no franchising recentemente. Para expandir com segurança e minimizar os riscos, elas optaram por um processo de reformulação e formatação mais lento e cauteloso, agora avaliam cuidadosamente cada interessado nas franquias. “Além de todo o cuidado com as unidades próprias, precisamos confiar muito em quem vai entrar para a rede. Colocar a marca na mão de terceiros sempre será um risco, não dá pra ter pressa” – comenta Sylvia.
Serviço:
Candice Cigar Co – Av. das Américas, 7.777 Quiosque Q3D no mal – Barra da Tijuca –Cep 22793-081 Tel. (21) 3325-4485 - www.candicecigarco.com.br
Pello Menos – Rua Visconde de Pirajá, 318 sala 202 e 203 (– Ipanema - Rio de Janeiro – RJ –www.pellomenos.com.br
Yogoberry (Shopping Morumbi): Avenida Roque Petroni Junior, nº 1.089, lj 02-L, piso lazer - São Paulo. Telefone: (11) 5181-2581 . Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 23h30. Forma de pagamento: todos os cartões de débito e de crédito, Visa Vale, Sodexo e Ticket Restaurante. www.yogoberry.com.br
______________________
Fonte: Mark Comunicação e Marketing - www.markassessoria.com.br
Redes optam por reformulação para continuar crescendo
Reviewed by Empresas S/A
on
10:03
Rating:
Nenhum comentário: