Feedback é umas das ferramentas mais importantes quando se fala em gestão e desenvolvimento de pessoas. Infelizmente o entendimento de feedback está deturpado para muitos. Alguns entendem que trata-se de avaliar o resultado final de uma entrega. Outros vão para o encontro como de estivessem indo para uma sessão de tortura ou de criticas. Há também os que evitam esse processo com receio de magoar alguém ou por simplesmente não saber dar um feedback. O resultado é que menos de 40% dos gestores fazem uso correto desta ferramenta.
A verdade é que deveria ser uma reunião muito agradável e esperada por todos, com foco no "como" o resultado foi alcançado. Avaliando o que deu certo na estratégia definida, o que poderia ter feito diferente, as conquistas e os elogios, bem como os pontos que requerem melhoria e um Plano de Ação.
Dentre os diferentes modelos de Plano de Ação, posso citar um que usa o conceito SMART (especifico, mensurável, alcançável, relevante e temporal). Porém, independente do modelo, o Plano de Ação deve ter sentido para o profissional. Ele deve estar confortável com as ações definidas, deve ter compartilhado com seu gestor, que é co-participante no seu programa de desenvolvimento e, principalmente ter claro o resultado que pretende adquirir.
É fundamental fazer follow up e acompanhamento constante a fim de avaliar se a estratégia adotada está funcionando ou se a rota precisa ser ajustada, fazer possíveis atualizações e principalmente celebrar as conquistas.
Metas longas podem ser divididas em mini metas. Em áreas onde há mudanças constantes, definir metas claras pode ajudar a mensurar e evitar que a pessoa abandone seu plano de desenvolvimento e até que delegue a outros a responsabilidade por seu próprio crescimento. Quanto mais específica for a meta, mais clareza terá para atuar e haverá mais parceria entre profissional e gestor a fim de promover a consciência e a mudança necessária para resultados efetivos e muitas vezes extraordinários.
A celebração de pequenas conquistas é fundamental, pois promove força, eleva a auto-estima, constrói uma relação de confiança, dá segurança, enfim, um sentimento muito poderoso que renova e garante seguir rumo à meta tão desejada, estando preparado e enfrentando toda e qualquer adversidade.
Abaixo algumas dicas para um feedback efetivo:
- Seja honesto e verdadeiro.
- Procure ser imparcial e focar seus argumentos em fatos e dados.
- Elogie no nível de identidade, isso abre o canal para um feedback de respeito.
- Provoque mudanças no nível de comportamento, evitando rótulos e desgastes desnecessários.
- Faça anotações e registros ao longo do período de avaliação.
- Agende conversas para follow ups e evite surpresas.
- Se prepare para esse momento e evite agir de improviso.
- Foque o período de avaliação e não resgate o que aconteceu fora do período definido pela organização e/ou mágoas do passado.
- Fale de fatos e dados e evite falar de emoções e/ou sentimentos.
- Assuma a responsabilidade e fale por você, não seja porta-voz de outros ou diga que o time ou outros falaram “tal coisa”.
- Sempre pergunte o que “vocês” podem fazer para buscar resultados melhores. A fim de apoiar e ser um líder coach!
Promova feedbacks honestos e ajude a preparar e desenvolver pessoas para um mundo melhor! Como disse Dalai Lama, “seja a mudança que você quer ver no mundo”.
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Autora: Elisabete Oliveira é consultora na M&S, consultoria de desenvolvimento humano.
Fonte: InformaMidia Comunicação - www.informamidia.com.br
A importância do feedback
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