O Email Marketing é um instrumento de marketing que visa a construção de relacionamentos de longo prazo com seus clientes. Com objetivos e mensagens claras, o e-mail marketing pode apoiar eficazmente os seus esforços de marketing on e off-line, com um orçamento relativamente baixo. Como os objetivos podem variar dependendo da indústria e do público, decidimos concentrar esforços no desenvolvimento da lista de contatos que é provavelmente a parte mais importante de qualquer estratégia séria e-mail marketing. Neste artigo, vou compartilhar com vocês 20 dicas sobre como aumentar e manter seus assinantes desenvolvendo uma campanha de Email Marketing sólida.
1. Identifique as necessidades do público-alvo
Saiba o que poderia proporcionar valor ao seu público-alvo e debata sobre o conteúdo.
2. Crie uma Landing Page para o formulário de inscrição
Uma Landing Page dedicada deve incluir todos os recursos necessários para fazer o usuário entender as razões pela qual ele deve se inscrever em sua newsletter.
3. Use o teste A/B
Use o teste A/B para checar qual maneira de se inscrever é melhor. Teste estilos, cores, fontes e call to actions e deixe seu público-alvo indicar qual modelo eles preferem.
4. Visibilidade do Formulário de Inscrição
Adicione o formulário de inscrição na Landing do Email. Essa prática aumenta a possibilidade de inscrição uma vez que faz a chamada para a ação e a ficha de inscrição mais visível para o usuário.
5. Facilite o processo de Inscrição
Deixe o processo de inscrição fácil. Mantenha o número de campos obrigatórios o menor possível e elimine os obstáculos que aumentem a probabilidade de desistência.
6. Integração com Redes Sociais
Integre o formulário de inscrição as suas campanhas em redes sociais. Você pode fornecer uma assinatura através da sua Fan Page do Facebook ou direcionar o tráfego das Redes Sociais para a Landing Page de inscrição da newsletter. Ambas as práticas funcionam, mas seu resultado varia dependendo do público-alvo.
7. Publique suas Newsletters
Publique as suas newsletters em seu blog e compartilhe através das redes sociais. Esta prática permite mostrar o que você está oferecendo aos seus assinantes, além de gerar novos conteúdos e links para apoiar seu trabalho de SEO.
8. Mantenha a frequência estável
Lembre-se que o e-mail marketing é uma ferramenta que direciona seus esforços para relacionamentos de longo prazo com seus clientes. Conseqüentemente você precisa ficar em contato e manter a freqüência estável.
9. Informe os assinantes sobre a frequência de envio
Deixe claro para os usuários que você não irá enviar e-mails todos os dias e informe-os sobre a frequência. Isso parece óbvio para você, mas sinaliza que você não é um spammer.
10. Tenha uma Política de Privacidade clara
A privacidade é um tema importante para milhões de pessoas. Assim, os usuários devem se sentir seguros, indique claramente a sua política de privacidade, eles devem saber por que você coleta suas informações e como pretende usá-las.
11. Seja oportunista
Ofereça a inscrição na hora certa. Quando o usuário está satisfeito com a experiência oferecida em seu website as chances de inscrição e coleta de informações são maiores.
12. Templates
Você precisa focar no template da sua newsletter. Tenha certeza de que ela não é apenas atrativa e bem desenhada mas também que ela é simples e fácil de entender antes de as imagens serem carregadas.
13. Adicione botões de compartilhar na Newsletter
Isso dará aos usuários a oportunidade de compartilhar facilmente a mensagem que ele acha interessante.
14. Adicione o call to action no seu Blog
Adicione a chamada no footer de cada post e encoraje os usuários a assinar sua neswletter. O usuário que passa mais tempo lendo seus artigos tem mais probabilidade de assinar sua newsletter para receber mais informações de seu interesse.
15. Segmentação e Tópicos de Interesse
Deixe os usuários terem a opção de selecionar tópicos específicos para assegurar a relevância do conteúdo que eles recebem. Use listas multiplas ou grupos de interesse para criar campanhas de Email Marketing mais efetivas.
16. Foque na Qualidade do Conteúdo
Forneça conteúdo relevante para seus assinantes. Além disso, você pode adicionar mais valor através de acesso a conteúdos exclusivos. Lembre-se que o sucesso do e-mail marketing não é aumentar o número de assinantes, mas manter um relacionamento duradouro com eles.
17. Ofereça E-books e Guias
Ofereça e-books por download e guias em troca de seu endereço eletrônico. As pessoas adoram informação grátis, especialmente quando o seu site é conhecido por oferecer um bom conteúdo.
18. Promova concursos e promoções
Promoções ajudam você a obter endereços de email, atraem mais visitantes e geram buzz em torno de seu site.
19. Obtenha o Feedback do Usuário
Quando um usuário deixa de assinar sua newsletter, obtenha seu feedback. Isso ajudará você a entender o que houve de errado, se deve melhorar a freqüência, a relevância do conteúdo ou qualquer outra coisa. Se puder, execute pesquisas e pergunte o que você pode fazer para melhorar seu serviço. Isto lhe dará novas idéias sobre como manter e aumentar seus assinantes.
20. Incentive
Ofereça bonus ou incentivo para quem encaminha seu e-mail ou aceita participar de suas pesquisas/enquetes. Certifique-se de recompensar as pessoas que te ajudam e tenha a certeza que eles vão devolver o favor.
Você nunca deve se esquecer de ser honesto com seus usuários. Se for paciente e criativo, pensar fora da caixa e seguir as dicas acima, você certamente será capaz de desenvolver uma campanha de Email Marketing sólida, aumentar suas vendas e melhorar o relacionamento com seus usuários/clientes.
Autor: Guilherme Grillo
Fonte: http://guilhermegrillo.com.br/dicas-email-marketing
20 Dicas para uma Campanha de Email Marketing de Sucesso
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