AO TELEFONE
O telefone tem o poder de amplificar os seus sentidos. Ou seja, se você está zangado, deprimido ou feliz, todos estes estados poderão ser percebidos pela pessoa do outro lado da linha. Para falar bem, siga as seguintes instruções:
- - Procure falar com a postura ereta na cadeira
- - Sorria ao falar
- - Não fale como se estivesse sob pressão ou aborrecido
- - Peça o nome do interlocutor
- - Não fale rápido
- - Não interrompa o outro
- - Para não ter dúvidas, repita números e nomes complexos
- - Seja cortês, claro e breve
O telefone celular, deve ser utilizado com discrição.
- - Sempre que ligar para alguém no celular, pergunte se pode falar no momento.
- - Desligue o celular em locais em que você não pode falar ou não possa ser usado (cinemas, reuniões, refeições formais, palestras e etc)
- - Para sua própria segurança jamais utilize o celular ao dirigir
- - A comunicação por rádio segue os mesmos padrões do celular, exceto por apertar e soltar um botão.
- - Mantenha SEMPRE o “viva-voz” DESLIGADO. A opção “viva-voz” só deve ser acionada quando o assunto for de interesse coletivo
- - Todos gostam de ser ouvidos e prestigiados por você
- - Fique atento às idéias do outro para saber o que dizer em seguida
- - Quem fala demais é visto como chato
- - Seja autêntico e natural acima de tudo
- - Capriche na pronúncia das palavras
- - Atenção para o volume, velocidade e ritmo da sua voz
- - Tenha um vocabulário adequado evitando termos como palavrões, gírias, palavras difíceis, termos técnicos
- - Seja simples e objetivo com início, meio e fim
- - Cuidado com a gramática evitando a construção de frases sem concordância verbal (a leitura é a melhor fonte de aprendizado)
- - Fale com emoção - entusiasmo, vibração - demosntrando interesse nas suas palavras e ações.
Autor: Marcos Frauches é palestrante e consultor de Marketing para clientes de diversas áreas (indústria, serviços, produtos e prefeituras.) Desenvolve trabalho de coordenação e direcionamento estratégico e implanta conceitos de marketing e posicionamento de mercado.
Uso de Telefone Corporativo
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