Para colocar na Internet um site usamos estes 10 (DEZ) princípios norteadores para o sucesso ou não do site de e-commerce:
1- Material Humano: É o ser humano que vai receber, despachar e faturar o pedido, além de manusear o site, por isso montar equipes fortes, jovens, capacitadas e abertas à mudança constante de paradigmas é um trunfo para uma loja na NET.
2- Velocidade: A chave do sucesso na Internet é a velocidade, bem mais do que dinheiro, pois para um mercado novo, que cresce a cada dia, é necessário ser veloz para aproveitar a chance que esse mercado oferece, uma vez que diante de seu potencial ainda é tão pouco explorado.
3-Credibilidade: ter um excelente atendimento, estruturar a logística no sentido de suprimento de estoque para que nunca falte marcadoria, cumprir com os prazos de entrega, praticar a inteligência de Marketing, buscar não errar na relação com o cliente, gerar interatividade, são os meios necessários para se ter credibilidade numa loja net.
4-Produto: Escolher bem o tipo de produto que se vai negociar na internet é dos fatores determinantes para o sucesso de nossa loja na rede. Alguns critérios são fundamentais na escolha: Dê preferência a produtos pequenos, digitalizáveis, resistente. Também é muito importante a análise da concorrência, para que se faça algum diferencial significativo.
5-Propaganda: Um site em si , como muitos pensam, não é uma mídia, então é necessário se investir em mídia na própria web (banner`s, pop up, conecção através de links para sites complementares, promoções, ofertas, etc) e na mídia convencional como anúncios em jornais, out door, bus door, endereço nos cartões de visita, camisetas, bonés, entre outros).
6- Layout do Site: O layout de um site é exatamente como o visual, ambientação de uma loja real. Uma loja feia, mal cuidada reflete nos produtos que vende, pois passa para o cliente descrença e desmotivação. Um site deve ser construído de maneira homogênea, sem áreas de visual muito diferente que possam levar a crer que a pessoa até já saiu do site, gerando difícil entendimento e causando agressividade e falta de comunicação. O layout deve caminhar de mãos dadas com a simplicidade, nada de exageros extravagâncias, nem informações em demasia.
7- Transporte: A logística de transporte é fundamental na Internet, pois tem e será cada vez mais o diferencial competitivo deste marcado. Deve ser a área mais bem estruturada do site, onde os planejadores sentarão, avaliarão e decidirão sobre o melhor meio de entrega. Pode ser frota própria ou terceirizada. Uma vez que a internet é mundial é bom a empresa já se preocupar em colocar pessoas que entendam de importação e exportação. É muito importante estar preparado para tempos de maior movimento como dia das mães, Natal e outros.
8- Estudo de Micro e Macro Ambiente: É esta ferramenta do Marketing que precisa ser muito bem estudada antes de se colocar no ar um site para e-commerce, pois é este estudo que dará a certeza de que o tempo e o local são ideais.
9- Faturamento: Na Internet faturamento é forma de pagamento que o cliente usará. É muito importante usar o maior número de formasde pagamentos como depósito em conta corrente, cartão de crédito, cheques pré-datados, carteira digital, débito direto em conta, etc e que esse meios todos sejam muito seguros.
10- Escopo de Venda:É a definição da área de atuação da nossa loja virtual, porém é bom que se atente para o fato que se deve aproveitar ao máximo o fato da web ser mundial e começar a pensar globalmente, pois para isso estão à nossa frente os desafios da globalização.
Autor: Alberto dos Santos Paiva Filho- Consultor e Instrutor de Marketing e Web Marketing pelo Netcie e-Business Consulting
Fonte: http://www.pauloangelim.com.br/
Os dez princípios gerais do e-commerce
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