As melhorias das condições socioeconômicas do Brasil têm gerado boas oportunidades no mercado interno do país. Essa estabilidade tem proporcionado maior investimento na área de franquias. Atualmente, o Brasil é um dos cinco principais mercados de franchising no mundo. Segundo a Associação Brasileira de Franquias seccional Rio de Janeiro (ABF-Rio), são mais de 70 países atingidos por redes brasileiras e o processo de internacionalização está apenas começando.
O Brasil é o quarto país no mundo em número de redes franqueadoras. Ao todo, são 1.643, que contam com 79.988 unidades franqueadas. Em 2009, o faturamento do setor cresceu 14,7%, chegando a R$ 63 bilhões, e a expectativa é fechar este ano com R$ 74 bilhões, aumento de 18%. Entre os modelos de negócios preferidos estão as franquias de alimentação, moda, turismo e educação.
A euforia não é à toa. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising seccional Rio de Janeiro (ABF-Rio), a taxa de mortalidade no setor é de 1%, enquanto que, para quem inicia um negócio com marca própria, a taxa chega a 40%.
"O risco de erro torna-se menor por começar o negócio com uma série de vantagens, entre as quais está o fato de ter todas as informações sobre o mercado, o público e os fornecedores. Tudo isso pode ser aliado ao franqueador já oferecer para o candidato a franqueado um modelo de gestão da rede com orientações em todos os setores da empresa, desde a documentação fiscal até a comunicação e marketing", explica o presidente da ABF-Rio, Alain Guetta.
Mesmo com todas as informações vindo às mãos de modo facilitado, o planejamento é um dos passos vitais para qualquer negócio. Fazer uma avaliação mais apurada do mercado, dos clientes e concorrentes, além de um levantamento financeiro do futuro negócio, pode ser decisivo.
"É preciso ter bem claro quanto de dinheiro será necessário para manter o negócio funcionando com verbas destinadas ao aluguel ou compra do espaço, pagamento de funcionários, além do capital de giro. Tudo isso deve ser confrontado com a capacidade de geração de receita que o negócio será capaz de gerar. É a análise de viabilidade", esclarece Guetta.
Serviço
Associação Brasileira de Franchising (ABF-Rio) - Av. Treze de Maio, 23 Gr. 401 - Centro, Rio de Janeiro. Tel.: (21) 2292-5104 Site: http://www.abfrj.com.br/
Matéria enviada por:
Mark Assessoria & Comunicação
Fernanda Con'Andra - Atendimento
Adriana Santos - Coordenação
Hanriette Soares - Diretora de Comunicação
Escritórios:
São Paulo - Av. Brigadeiro Faria Lima, 628 - Conjunto 23 - Jardim Paulistano - CEP 01452-913 - Tel.: (11) 3438-4006
Rio de Janeiro - Av. das Américas, 1650 - Bloco 04 - Sala 304 - Barra - CEP 22640-101 - Tel.: (21) 2495-2401/3247-5605/7843-7335/Rádio 32*10774
http://www.markassessoria.com.br/
Ano novo, vida nova - brasileiro quer negócio próprio
Reviewed by Empresas S/A
on
05:00
Rating:
Nenhum comentário: