A área de logística é uma das mais estratégicas para o sucesso dos negócios, principalmente na área de distribuição. A sua atuação deve ser precisa e rentável, com processos bem definidos e profissionais capacitados.
A logística é dividida em dois tipos de atividades, as principais e as secundárias. As principais são: Transportes, Manutenção de Estoques e Processos de Pedidos. Já as secundárias são: Armazenagem, Manuseio de Materiais, Embalagem, Programação de Produtos e Sistema de Informação. Todas essas atividades fazem parte do custo da Logística e esse custo influência na formação de preço. Quanto mais enxuto, mais competitividade e melhor rentabilidade para o negócio.
Nesse cenário, a movimentação de estoques e sistemas pode ser feita por um sistema de ERP integrado com todos os departamentos da empresa, que oferece informação em tempo real, principalmente para a logística, gerando eficiência no processo. Outro item é integrar ao sistema a leitura de código de barras dos produtos, na entrada e saída, o que facilita a sua rastreabilidade, para controle de estoque e controle de retorno de mercadoria para a assistência técnica. O controle de movimentação de itens e volumes de despacho para transportadoras também pode ser controlado pelo sistema de ERP.
Outro fator é a expedição, em que o faturamento dos pedidos podem ser realizados pela logística, onde a nota fiscal deve ser impressa após separação e conferência dos itens, que garantem a disponibilidade, orientam a transportadora responsável e finalizam o romaneio do processo para registro e acompanhamento de todos com facilidade pelo sistema. Assim, ganha-se eficiência e agilidade nas informações.
Gestão de estoques é fundamental no processo, em que devemos considerar, acima de tudo, a manutenção do estoque, fora a sua conferência. Para evitar falhas, o ideal é a realização de inventário geral, no mínimo a cada seis meses e contagem diária de itens por amostragem, para manter a confiabilidade de registro disponível no sistema. O endereçamento dos produtos deve ser atualizado de acordo com a sua rotatividade e vida útil. É importante, ainda, que a limpeza do galpão seja regular e realizada por um profissional especializado e dedicado.
O layout do armazém é outro fator que influencia o funcionamento da logística, pois é a maneira como as áreas de armazenagem estão organizadas, que deve ser de forma a utilizar todo o espaço existente da melhor maneira, verificando a coordenação entre operadores, equipamentos e espaço. Sua proposta deve ser minimizar a distância total percorrida com uma movimentação eficiente entre os materiais, maior flexibilidade e custos reduzidos de armazenagem.
Dentro dos subprocessos, está incluída a Gestão de Transporte, pois o seu custo é de vital importância para redução dos gastos da logística, seja ele próprio ou terceirizado. O acompanhamento, a conferência e a negociação devem ser contínuas, visando reduções, analisando o seguro da mercadoria, qualidade de atendimento e tempo de entrega ao cliente.
Nesse contexto, outro item essencial é o pós venda ou o RMA, um processo que deve integrar a logística, para conferência da entrada do produto – para ter certeza da avaria e de ter sido fornecido pela empresa, rastreando pelo sistema e alocando esse produto em local apropriado para não misturar com novos produtos.
Também deve haver o controle da saída do produto novo para o cliente e a saída para o fornecedor fazer a troca, mesmo se estiver dentro do procedimento da empresa. O profissional para atendimento desse processo com o cliente deve ser dedicado e utilizar o sistema de ERP da empresa, avançando para a logística e seguindo as normas de RMA (retorno de mercadoria autorizada). Com isso dá para medir o seu índice, valor de estoque de produtos com defeitos e quais produtos geram mais problemas, por exemplo.
Dentro de tudo o que foi descrito, acima de tudo, a logística deve ter a segurança como fator principal, pois é o departamento mais visado da empresa, porque armazena produtos que chamam atenção, que podem ser roubados, gerando prejuízos. Assim, o primeiro passo é analisar o local de armazenagem e a segurança que oferece. Além disso, ter uma segurança, própria ou terceirizada é uma boa medida para prevenir transtornos. A segurança interna da logística também é importante a fim de evitar furtos.
Tendo em vista todos os fatores mencionados, é possível perceber o quanto a logística é essencial para garantir o sucesso dos negócios e o seu crescimento. Ficam as sugestões e uma dica: dê a sua logística o valor que ela realmente tem, ou esse valor vai comer seus lucros. Faça as contas!
Autora: Barbara Moya, especialista em Marketing e diretora da Moya Consultoria
Fonte:Economia SC - www.economiasc.com.br
Qual o valor da logística para a sua empresa? Dê a ela o devido status
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